Contexto ideológico de representações nas artes:
de Bosch e Gil Vicente a More, Maquiavel e à "Emblemata" de Alciato
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v6i11.11008Palavras-chave:
Livre arbítrio, Salvação, Bem público, Justiça, CorrupçãoResumo
Tendo por suporte textos e elaborações pictóricas, procura-se a imagem criada no século XVI que melhor traduza correntes de pensamento político, social e espiritual. Cruzam-se produções de uma centúria (das belas-artes e das belas-letras) que visam o esclarecimento de reflexões sobre o teor divino e a capacidade humana no homem, suas técnicas de organização social, suas opções de conduta moral.Confrontam-se artistas com diferente formação e experiência buscando na sua contemporaneidade confluências e dicotomias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.