Sin City:

o neo-noir como emergência do noir enquanto gênero a posteriori e a influência múltipla entre diversas linguagens (literatura, cinema e quadrinhos)

Autores

  • Adérito Schneider Doutorando do Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia - GO.

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v4i7.10933

Palavras-chave:

Noir, Sin City, Cinema, Quadrinhos, Literatura

Resumo

Este artigo parte do filme Sin City: A cidade do pecado (Robert Rodriguez e Frank Miller, 2005) para analisar o conceito de noir. A hipótese aqui é de que o noir é um (sub)gênero cinematográfico/literário construído a posteriori, fruto de múltiplas e complexas influências por meio de um dialogismo tautológico entre diversas linguagens (literatura, cinema, quadrinhos etc.), consolidando-se apenas no chamado neo-noir. Dessa forma, este artigo é um exercício que busca reconstruir brevemente a trajetória do noir, passando pela literatura policial do século XIX, o romance noir dos anos 1920 e 1930, o filme noir “clássico” dos anos 1940 e 1950 para, finalmente, deter-se na análise dos quadrinhos da série Sin City (anos 1990) e sua adaptação cinematográfica no início do século XXI.

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Biografia do Autor

Adérito Schneider, Doutorando do Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia - GO.

Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Especialista em História Cultural: Imaginários, Identidades e Narrativas pela Universidade Federal de Goiás (2012). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008).

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

Schneider, A. (2016). Sin City:: o neo-noir como emergência do noir enquanto gênero a posteriori e a influência múltipla entre diversas linguagens (literatura, cinema e quadrinhos). História, histórias, 4(7), 167–184. https://doi.org/10.26512/hh.v4i7.10933

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