Sin City:
o neo-noir como emergência do noir enquanto gênero a posteriori e a influência múltipla entre diversas linguagens (literatura, cinema e quadrinhos)
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v4i7.10933Parole chiave:
Noir, Sin City, Cinema, Quadrinhos, LiteraturaAbstract
Este artigo parte do filme Sin City: A cidade do pecado (Robert Rodriguez e Frank Miller, 2005) para analisar o conceito de noir. A hipótese aqui é de que o noir é um (sub)gênero cinematográfico/literário construído a posteriori, fruto de múltiplas e complexas influências por meio de um dialogismo tautológico entre diversas linguagens (literatura, cinema, quadrinhos etc.), consolidando-se apenas no chamado neo-noir. Dessa forma, este artigo é um exercício que busca reconstruir brevemente a trajetória do noir, passando pela literatura policial do século XIX, o romance noir dos anos 1920 e 1930, o filme noir “clássico” dos anos 1940 e 1950 para, finalmente, deter-se na análise dos quadrinhos da série Sin City (anos 1990) e sua adaptação cinematográfica no início do século XXI.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.