Os portugueses do Prata:
tratos, contratos e privilégios locais (1580-1670)
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v1i1.10711Palavras-chave:
Comércio colonial no Prata, Presença portuguesa no PrataResumo
Poucas são as análises históricas sobre a presença portuguesa na Buenos Aires colonial. O objetivo deste artigo é margear sobre a participação comercial portuguesa nesta cidade ao longo do século XVII (especialmente nos períodos da União Ibérica e da Restauração portuguesa), para então demonstrar a importância de entendê-la através das redes de sociabilidade construídas com os espanhóis do Rio da Prata. Através do conceito de “extralegalidade” ”“ os descaminhos no porto ”“ e as “autotransformações” sociais lusitanas realizo uma breve análise das suas atuações políticas e comerciais no porto platino, demonstrando as estratégias de sua assimilação estrutural (vecindad) para participação direta nos assuntos locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.