A fenomenologia existencial e a perspectiva histórica no personalismo de Emmanuel Mounier
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i2.12516Palabras clave:
Personalismo, Fenomenologia, HistóriaResumen
Este texto procura apresentar a fenomenologia existencial praticada pelo pensamento personalista de Emannuel Mounier no seu esforço de elaboração de uma antropologia da pessoa que, inserida na história real, responde a um apelo de transcendência. Por isso, Mounier foi um pensador mais preocupado com a significação da existência humana, do ser pessoal, do que com a tecnicidade do processo epistêmico. Essa exigência epistemológica significa, no personalismo, a tentativa de elaboração de uma fenomenologia da existência, em que a pessoa é referência. A existência humana é o ponto de partida e o postulado fundamental do personalismo. A pessoa não é entendida pelo personalismo como uma realidade desvinculada do mundo, mas como uma realidade historicamente encarnada. A condição de ser “situado”, isto é, encarnado no seu tempo, na sua história, intervindo nela e transformando-a continuamente, é a forma pela qual o homem se realiza como pessoa, pois o que fundamentalmente o caracteriza como tal é a sua capacidade de romper os determinismos e afirmar a sua personalidade.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter; HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W.; HABERMAS, Jürgen. Textos escolhidos. Traduções de José Lino Gr ünnewald et al. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural (Coleção Os Pensadores).
CHAIGNE, Hervé.“Que é o personalismo”. In: DOMENACH, Jean-Marie et al. (Org.). Presença de Mounier. Tradução de Maria Lúcia Moreira. São Paulo: Duas Cidades, 1969.
LORENZON, Alino. Atualidade do personalismo de Emmnuel Mounier. Ijuí: Ed. Unijuí, 1996.
LUIJPEN, William. Introdução à fenomenologia existencial. Tradução de Carlos Lopes de Matos. São Paulo: EPU; Ed. Universidade de São Paulo, 1973.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Freitas Bastos, 1971.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Textos escolhidos. Tradução de Marilena de Souza Chaui e Pedro de Souza Moraes. São Paulo: Nova Cultural, 1989. (Coleção Os Pensadores).
MOIX, Candide. O pensamento de Emamuel Mounier. Tradução de Frei Marcelo L. Simões. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
MOUNIER, Emmanuel. O personalismo. Tradução de João Bérnard da Costa. São Paulo: Duas Cidades, 1964.
MOUNIER, Emmanuel. Obras completas. Traducción de Antonio Ruiz et al. Salamanca, España: Ed. Sígmeme, 1990. To m o I I I .
MOUNIER, Emmanuel. Obras completas. Traducción de Antonio Ruiz et al. Salamanca, España: Ed. Sígmeme, 1992. To m o I .
MOSQUERA, Juan Mouriño. “A atualidade pedagógica e relevância humana na obra de Mounier”. Revista Filosófica Brasileira, Rio de Janeiro: UFRJ, Depto. de Filosofia, v. V, n. 1, p. 31-39, dez. 1990.
REZENDE, Antonio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Pessoa e existência: iniciação ao personalismo de Emmanuel Mounier. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. Debido a que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales.