A proveniência histórico-ontológica da técnica moderna: uma interpretação a partir de Heidegger

Autores

  • Marcos Aurélio Fernandes Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i1.12499

Palavras-chave:

Técnica, Funcionalidade, Verdade, História do ser, Heidegger

Resumo

O presente texto apresenta a proposta de pensar, com Heidegger, a proveniência histórica da técnica moderna a partir do pensamento históricoontológico, ou seja, do pensamento que medita a história do ser. Neste esforço, a meditação remonta às origens gregas desta história, propondo-se compreender o que o sentido essencial da téchne entre os gregos. Depois, expõe a intermediação exercida pela interpretação romana da verdade e do ser como “actualitas”. Em seguida, apresenta a transformação da ontologia da “actualitas” na moderna metafísica da funcionalidade, que efetiva a correspondência de subjetividade e objetividade. Por fim, pergunta pelo fim desta metafísica no predomínio da técnica atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Fernandes, Universidade de Brasília - UnB

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Trabalha com a filosofia medieval e com a fenomenologia. É membro do conselho editorial do periódico Scintilla (Revista de Filosofia e Mística Medieval, órgão do Instituto de Filosofia São Boaventura - Unifae - Curitiba-Pr) e da Sociedade Brasileira de Filosofia Medieval (SBFM). Atua editorialmente na Revista de Abordagem Gestáltica. É autor de livros relacionados ao pensamento medieval ("Pensadores Franciscanos - Paisagens e Sendas", publicado pelo Instituto Franciscano de Antropologia ? IFAN/Editora Universitária São Francisco e ?Raízes do Pensamento Medieval: o Legado do Helenismo e da Antiguidade Tardia à Idade Média".Também publicou "À Clareira do Ser: da fenomenologia da intencionalidade à abertura da existência" (Daimon, 2011). Tem publicado artigos no campo da filosofia medieval, da fenomenologia pura, bem como da fenomenologia aplicada à psicologia, à educação, à teologia e à filosofia da religião.

Referências

HEIDEGGER, M. Uma palavra de agradecimento. In: Revista de Cultura Vozes, Petrópolis-RJ, Volume LXXI, n. 4, p. 329-331, 1997.

________ (3ª ed.). Introdução à Metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987.

________ Überlieferte Sprache und technische Sprache. Attental: Erker, 1989.

_________: Sophistes - Gesammtausgabe Band 19. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1992.

________ (2ª Ed.). Beiträge zur Philosophie (Vom Ereignis) - Gesammtausgabe Band 65. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1994

_________ (6ª Ed.). Nietzsche - Ester Band. Stuttgart: Neske. 1998a.

_________ (6ª Ed.). Nietzsche - Zweiter Band. Stuttgart: Neske, 1998b.

______ Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes, 2001

HEINZMANN, R. (1992). Philosophie des Mittelalters. Stuttgart: Kohlhammer.

LEÃO, E. C. Filosofia Grega. Teresópolis-RJ: Daimon, 2010.

LEÃO, E. C. Filosofia Contemporânea.Teresópolis-RJ: Daimon., 2013.

Downloads

Como Citar

FERNANDES, Marcos Aurélio. A proveniência histórico-ontológica da técnica moderna: uma interpretação a partir de Heidegger. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 158–179, 2015. DOI: 10.26512/rfmc.v3i1.12499. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12499. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos