A influência do conceito de conteúdo de Twardowski na teoria da intencionalidade de Husserl

Autores

  • Sávio Passafaro Peres Universidade do Estado de São Paulo - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i2.12508

Palavras-chave:

Edmund Husserl, Fenomenologia, Kazimierz Twardowski, Intencionalidade

Resumo

Nas Investigações Lógicas (1900/1901), Husserl defende que a fundamentação epistemológica da lógica pura exigia uma determinada teoria da intencionalidade, em que se distinguisse ato, conteúdo e objeto. Husserl encontra inspiração para essa teoria da intencionalidade na obra de Kazimierz Twardowski, Sobre o conteúdo e o objeto das representações (1894). Husserl aceita a tese de Twardoswski, de que o conteúdo faz a mediação entre o ato e o objeto. Mas Husserl, em virtude de seu antipsicologismo, reformula a teoria de Twardowski, ao assumir que a significação é um conteúdo ideal e não um conteúdo psíquico. Isso traz o problema, em Investigações Lógicas, da apreensão do significado ideal por um sujeito real, problema esse que encontra sua solução na teoria da instanciação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sávio Passafaro Peres, Universidade do Estado de São Paulo - UNESP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade de São Paulo, na linha história da psicologia. Foi pós-doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi professor visitante de filosofia da Universidade Camilo Castelo Branco, no curso de pós graduação lato senso "Filosofia da Linguagem na Filosofia Contemporânea", ministrando a disciplina "Linguagem e Fenomenologia I" e "Filosofia Analítica I". É atualmente pós-doutorando na Universidade do Estado de São Paulo (Unesp-Assis). Membro do GT de Fenomenologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Membro do GT de História da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia e Filosofia, com ênfase em História da Psicologia, Epistemologia e Filosofia Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Origens da Filosofia Contemporânea e História da Psicologia no século XIX e início do século XX.

Referências

BOER, T. D. The development of Husserl's thought. The Hague; Boston: Nijhoff, 1978.

BRENTANO, F. C. Psychologie vom empirischen Standpunkt. Leipzig: Verlag von Duncker & Humblot, 1874.

CAVALLIN, J. Content and object : Husserl, Twardowski, and psychologism. Dordrecht; Boston: Kluwer Academic, 1997.

HUSSERL, E. Logische Untersuchungen 1: Prolegomena zur reinen Logik. Halle a/S.: Niemeyer, 1900.

HUSSERL, E. Investigações lógicas. Segundo Volume. Par te I, Investigações para a fenomenologia e a teoria do conhecimento (P. M. S. Alves & C. A. Morujão, Trans.). Lisboa: Centro de filosofia da Universidade de Lisboa, 2012.

HUSSERL, E. Investigações lógicas. Segundo Volume. Par te II, Investigações para a fenomenologia e a teoria do conhecimento (C. A. Morujão, Trans.). Lisboa: Centro de filosofia da Universidade de Lisboa, 2007.

HUSSERL, E. Investigações Lógicas: Prolegômenos à Lógica Pura. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2014.

LOCKE, J. An essay concerning human understanding. Oxford: Clarendon Press, 1975.

PORTA, M. A. G. Un análisis del opúsculo de Kasimir Twardowski. Síntese (Belo Horizonte), 34, 261-282, 2007.

TWARDOWSKI, K. Zur Lehre vom I n h a l t u n d G e g e n s t a n d d e r Vorstellung en : eine psychologische Untersuchung. Wien: A. Hölder, 1894.

TWARDOWSKI, K. Sobre a doutrina do conteúdo e do objeto das representações. In C. BRAIDA (ed.),Três aberturas em ontologia: Frege, Twardowski, Meinong (pp. 43-90). Florianopolis: Rocca Brayde, 2005.

Downloads

Publicado

09-03-2016

Como Citar

PERES, Sávio Passafaro. A influência do conceito de conteúdo de Twardowski na teoria da intencionalidade de Husserl. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 16–24, 2016. DOI: 10.26512/rfmc.v3i2.12508. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12508. Acesso em: 26 abr. 2024.