Comunicação e Silêncio na Experiência Política Espinosana
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v7i2.25780Palavras-chave:
Comunicação, silêncio, afetos, políticaResumo
Problema fundamental ético e político, a comunicação encerra menos a preocupação com a verdade como mero objeto do que com os afetos como exercício de vida e explicitação prática da experiência que ensina. Aqui, alguns elementos são elencados para caracterizar a difícil relação do filósofo ”“ da filosofia, da reflexão, do pensamento crítico ”“ com a violência (anti)política que se expressa, em muitas ocasiões, no verbo idiota ”“ porém, Ã s vezes, efetivo ”“ e na proliferação do ódio, do medo e da exclusão.
Downloads
Referências
CARVALHO, J. de. "Espinosa e a publicação do Tratado teológico-político”. Artigo eletrônico (acesso em 03 de junho de 2019): http://www.joaquimdecarvalho.org/artigos/artigo/74-Espinosa-e-a-publicacao-do-Tratado-Teologico-Politico-
CHAUI, M. Política em Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
ESPINOSA, B. de. Tratado político. Trad. de Diogo Pires Aurélio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
_____________. Ética. Trad. do Grupo de Estudos Espinosanos. São Paulo: Edusp, 2015.
_____________. Tratado teológico-político. Trad. Diogo Pires Aurélio. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
_____________. Tratado da emenda do intelecto. Trad. de Cristiano Novaes de Rezende. Campinas: Editora da Unicamp, 2015.
LA BOÉTIE, Etienne. Discurso da servidão voluntária. Trad. Laymert Garcia dos Santos. São Paulo : Brasiliense, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.