Heidegger e Foucault
Reflexões para Compreensão de Autocuidado e Cuidado de Si
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i2.48532Palavras-chave:
Cuidado. Autocuidado. Cuidado de si. Heidegger. Foucault.Resumo
Discute-se aqui as aproximações e distanciamentos sobre o cuidado via as contribuições do pensamento de Heidegger e de Foucault. Interessa-nos saber sobre as ideias de autocuidado articuladas por Martin Heidegger e de cuidado de sí, conforme Michel Foucault, analisando as convergências e as divergências. Lançou-se mão da sistematização contrastiva de modo a ressaltar os encontros e desencontros entre os pensadores. Há aproximações no que se refere a importância dada a questão do cuidar como algo constituidor do ser humano, mas os distanciamentos se dão pelo modo como os sentidos de cuidado são concebidos. As aproximações e distanciamentos quanto a autocuidado e cuidado de si pensados por Heidegger e Michel Foucault nos lança a refletir que cada pensador fora atravessado por singularidades, processos históricos, sociais e culturais, desdobrando em compreensões específicas em torno do cuidado.
Downloads
Referências
AZEREDO, J. L. “Selbstsorge – cuidado de si e fürsorge – preocupação a partir de Heidegger: análise ontológica em relação a educação”. Revista Linguagem, Ensino e Educação, Criciúma, v. 1, n. 1, mar. 2017.
CASANOVA, M. A. Compreender Heidegger. 5ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
CASANOVA, M. A.. Eternidade frágil: ensaio de temporalidade na arte. Rio de Janeiro: Via Vérita, 2013.
COTRIM, G.; FERNANDES, M.. Fundamentos de filosofia. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
ESCUDERO, J. A. “Heidegger. Ejes y temas de su programa filosófico de juventude”. THÉMATA. Revista de Filosofía, n. 51, p.13-36, 2015.
ESCUDERO, J. A.. “Heidegger: Being and Time and the Care for the Self”. Open Journal of Philosophy, v. 3, n. 2, p. 302-307, 2013. Disponível em: https://www.scirp.org/pdf/2013052910233432.pdf.
FONTOURA, F. “A arte do bem-viver e seu modelo estrutural segundo a filosofia de epicteto”. Prometeus, n. 22, 2017.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2004.
FOUCAULT, M. Repensar a política: ditos e escritos. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2010. (v.4).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.