Corpo, arte e diferença ontológica
um exame das relações entre Merleau-Ponty e Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v12i2.55627Palavras-chave:
Percepção. Encarnação. Diferença ontológica. Logocentrismo.Resumo
O texto analisa em que medida a evolução do pensamento de Merleau-Ponty recebe a influência crescente da ontologia de Heidegger, ao mesmo tempo em que o distancia dessa última por não renunciar a certos princípios fundamentais da fenomenologia de Husserl. Entre tais princípios, destacam-se o primado da experiência perceptiva e a presença do corpo encarnado como condições irredutíveis da abertura apropriadora do “sentido do ser”, o que contraria a orientação “logocêntrica” da ontologia heideggeriana e, sobretudo, aquilo que Heidegger entende por diferença ontológica entre ente e ser. Ao final, será discutido de que modo essas diferenças fundamentais, que Merleau-Ponty conserva em relação à ontologia de Heidegger, reflete-se na forma radicalmente distinta pela qual cada um deles concebe a questão da arte e particularmente da pintura.
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