Recensão do livro "Contra o liberalismo: a sociedade não é um mercado" de Alain de Benoist
uma leitura comparativa a partir de Patrick Deneen
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v12i3.57392Palavras-chave:
Liberalismo. Alain de Benoist. Patrick Deneen. Conservadorismo. Nova direita.Resumo
A tradução mais recente do livro de Alain de Benoist em Portugal refere-se a uma crítica sistemática ao liberalismo e aos diversos liberalismos, entendidos como a ideologia e filosofia política dominante. Benoist, que parte da concepção da Nova Direita francesa, fundamenta no seu livro a sua crítica ao liberalismo. Nesta recensão será feita uma análise comparativa entre a obra de Benoist e a obra de Patrick Deneen “Porque está a falhar o liberalismo?”, ou seja, a comparação entre duas direitas, com influências, pensamento e filosofia distintas. As direitas não liberais têm fundamentos diversos críticos do liberalismo, que é importante serem conhecidos pelos leitores, até porque eleitoralmente há direitas em crescimento, quer seja nos EUA, em diversos países europeus e na América Latina, sendo importante que na academia se perceba as razões desse crescimento – de modo crítico, e que o trabalho dos filósofos é analisar as consequências desse crescimento, podendo também alguns especializarem-se no estudo das direitas, como os dois autores abordados neste trabalho.
Downloads
Referências
BENOIST, A. Contra o liberalismo: a sociedade não é um mercado. Tradução e paginação de Rui Amiguinho. Lisboa: Editorial Contra-Corrente, 2024.
DENEEN, P. J. Porque está a falhar o liberalismo? Tradução de Pedro Elói Duarte. Lisboa: Gradiva, 2019.
RAWLS, J. Uma teoria da justiça. 3. ed. Tradução de Carlos Pinto Correia. Lisboa: Editorial Presença, 2013.
STRAUSS, L. Direito natural e história. Introdução e tradução de Miguel Morgado. Lisboa: Edições 70, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.