Benjamin, leitor de Kierkegaard

Autores

  • Carla Milani Damião Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v2i1.12447

Palavras-chave:

Subjetividade, Interioridade, Alegoria, Ironia

Resumo

Trata-se de uma apresentação sobre a manifestação de interesse de Walter Benjamin por Kierkegaard. Buscamos nas referências ao pensamento do filósofo dinarmaquês explícitas em seus escritos, mapear citações e indicações, além da resenha que Benjamin escreveu sobre a obra Kierkegaard de Adorno. Levou-se em consideração comentários de alguns intérpretes de Kierkegaard e de Benjamin que se ocuparam da aproximação entre os dois filósofos. Desta apresentação, indicamos um vínculo teórico de virtual importância, presente na obra de Benjamin sobre o drama barroco alemão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Milani Damião, Universidade Federal de Goiás - UFG

Formada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (graduação e mestrado) e Unicamp (doutorado), tendo sido bolsista do convênio DAAD-Capes, durante o doutorado, na Universidade Livre de Berlim. Publicou o livro Sobre o declínio da sinceridade . Filosofia e autobiografia de Jean-Jacques Rousseau a Walter Benjamin (Loyola, 2006) e vários artigos em revistas acadêmicas. Foi professora nos Cursos de Filosofia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e atualmente é professora na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (FAFIL-UFG), na qual é responsável pela disciplina de Estética. Participa do Programa de Pós-Graduação da FAFIL. Participou e organizou eventos e publicações na área de Estética nos últimos anos com atenção particular para os escritos de Walter Benjamin. Coordenou o GT de Estética da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e é participante da Associação Brasileira de Estética (ABRE) e da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES18) . É coordenadora do Grupo de Estudos Kinosophia, relativo à Filosofia do Filme e desenvolve atualmente uma pesquisa sobre as teorias do gosto no século XVIII britânico que marcam o surgimento de questões fundamentais e constituintes da Estética

Referências

ADORNO, Theodor W. Kierkegaard.Tradução de Alvaro Valls. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

BENJAMIN, W. Gesammelte Schriften. Vol.I-VIIEditado por R. Tiedemann e H. Schweppenhäuser. Frankfurt am Main: Suhrkamp (Taschenbuch), 1991.

___________ Briefe. Vol.I-VI. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1998.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1985.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Edição e tradução de João Barrento. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. (FILÔ/Benjamin)

BENJAMIN, Walter. Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritios escolhidos. Org. Willi Bolle. Trad. Celeste H. M. Ribeiro de Sousa et al. São Paulo: Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo, 1986.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. “Alegoria, que outro dizer?”. Texto avulso.

KIERKEGAARD, Søren. A Repetição.Lisboa: Relógio D'Água editores, 2009.

KIERKEGAARD, Søren Either/Or. Londres: Penguin Classics, 2004.

REBENTISCH, Julianne. Art, Life, Love: Subjectivity after Kierkegaard. Disponível em: http://roundtable.kein.org/node/556

ROUANET, Sérgio Paulo. “Adorno e Kierkegaard”. In: Ciclo “Existência e Alternativas: um olhar sobre Kierkegaard”. Conferência proferida em 12 de Março de 2013 na Academia Brasileira de Letras. Disponível em: http://www.academia.org.br/ , p. 21-32.

THIEM, Annika. Between Passion and Politics: Kierkegaard, Benjamin and Religious Ethics.International Studies in Philosophy 39.2, 2008.

VALLS, Álvaro L.M. “Testemunhos de presença de Kierkegaard em Adorno”, Educação e Filosofia, 12 (23), p. 197-219, jan/jun, 1998.

Downloads

Publicado

29-06-2014

Como Citar

DAMIÃO, Carla Milani. Benjamin, leitor de Kierkegaard. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 165–176, 2014. DOI: 10.26512/rfmc.v2i1.12447. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12447. Acesso em: 28 mar. 2024.