A RETÓRICA DO ORNAMENTO

Autores

  • Carolina Borges

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v9.n2.2019.05

Palavras-chave:

mimese, retórica, persuasão, ornamento

Resumo

A Antiguidade possui a natureza como referência para o belo e toda a arte é criada a partir da mimese e da geometria. A beleza do templo era concebida para ser apreciada pelos deuses, e não pelos homens. Já na Idade Média, a retórica era um produto da relação do belo com uma ideia, com um conceito. Nesse sentido, a imaginação e a fantasia tinham um papel importante na construção do discurso. O Renascimento, por sua vez, resgata o racionalismo clássico para adaptá-lo aos dogmas religiosos totalmente diversos daqueles da antiguidade. Entendemos que uma das razões para o enfraquecimento da Igreja Católica seja esta tentativa de se alcançar a fé no divino por meio da razão.

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

Borges , C. . (2020). A RETÓRICA DO ORNAMENTO. Revista Estética E Semiótica, 9(2), 78–87. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v9.n2.2019.05