DECORO, BELEZA E EURRITMIA

Autores

  • Carolina Borges

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v10.n2.2020.06

Resumo

No primeiro tratado de arquitetura que chegou até os dias de hoje, Vitrúvio postula normas para se alcançar a beleza na arquitetura, desconstruindo os elementos arquitetônicos (normalmente nos templos) para chegar ao que considerava a essência do belo. Parte da racionalidade (simetria) e desenvolve teorias que se voltam para as dimensões subjetivas, como a eurritmia, enquanto considera condicionantes externas, como a percepção do sujeito ao contemplar o objeto. Simetria e eurritmia, nesse sentido, são complementares para se alcançar a beleza.

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Biografia do Autor

Carolina Borges

Carolina possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-GO, mestrado e doutorado na linha de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo  pela  FAU-UnB,  com  interstício  na  Università  degli  Studi  di  Palermo.  É professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Brasília, ministrando as disciplinas de Teoria e História da Arte, Arquitetura e do Urbanismo e Projeto Arquitetônico.

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Publicado

01-01-2021

Como Citar

Borges, C. (2021). DECORO, BELEZA E EURRITMIA. Revista Estética E Semiótica, 10(2), 83–91. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v10.n2.2020.06