Edições anteriores

  • ARTE, ARQUITETURA E QUALIDADE II
    v. 10 n. 2 (2020)

    A presente edição da REVISTA ESTÉTICA E SEMIÓTICA | Volume 10 | Número 2, sob o título ARTE, ARQUITETURA E QUALIDADE II, segue o princípio geral de sua organização usual, ou seja, começa com questões gerais e daí passa para outras mais específicas. Assim, aqui se começa com a ampla questão da verdade, passa-se por questões abertas de arquitetura, urbanismo e estética, estudam-se teóricos em sequência histórica, de Vitrúvio a Kant, para depois abordar problemas específicos de gestão urbana, bem como do patrimônio cultural da Feira do Guará, no Distrito Federal.

  • ARTE, ARQUITETURA E QUALIDADE II
    v. 10 n. 1 (2020)

    A presente edição propõe uma questão delicada, que não tem sido discutida maiormente no Brasil, mas que em países como Alemanha, Itália e Rússia se tornou nevrálgica. Como devem ser encaradas obras que serviram para exaltar regimes totalitários, ditaduras, quando se está pretendendo ter uma governança mais democrática? Quais são os nomes que devem ser exaltados em avenidas, prédios, pontes, cidades, estátuas? Quais os nomes que devem ser mudados para que não se continue consagrando a injustiça que neles é celebrada sob disfarce simbólico? O Núcleo da Estética, Hermenêutica e Semiótica vem há anos se preocupando com o que caracteriza e diferencia a obra estética de outros artefatos, assim, se propõe dar continuidade nas reflexões em tela.

  • ARTE, CRÍTICA E LIBERDADE II
    v. 9 n. 1 (2019)

    O número 1-2019, além de trazer contribuições novas, completa a publicação de apresentações feitas no IV SIMPÓSIO DE ESTÉTICA, HERMENÊUTICA E SEMIÓTICA, realizado nos dias 20 e 21 de novembro de 2018, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, com o tema geral “ARTE, CRÍTICA E LIBERDADE”. O Simpósio tinha por objetivo “apreender os processos de construção crítica da arte, as formas como os sujeitos podem absorvê-la, conviver com ela e como esses processos se transcorrem nas instituições de ensino, ambientes de pesquisa e práticas e na própria cidade”.

  • Arte, Crítica e Liberdade
    v. 8 n. 2 (2018)

    Esse número 2-2018 da Revista RES contém uma parte das apresentações feitas no IV SIMPÓSIO DE ESTÉTICA, HERMENÊUTICA E SEMIÓTICA, realizado nos dias 20 e 21 de Novembro de 2018, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, com o tema geral “ARTE, CRÍTICA E LIBERDADE”.

  • Arte e Verdade
    v. 7 n. 2 (2017)

    Este número compila trabalhos apresentados no III Simpósio Simpósio de Estética Hermenêutica e Semiótica, com o tema Arte e Verdade, realizado na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília em outubro de 2017.

  • v. 7 n. 1 (2017)

    Revista se baseia na segunda edição do Simpósio de Estética e Semiótica sobre “Arte e Metafísica”, realizado pelo Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, nos dias 24 e 25 de outubro de 2016.