A operação do filme na formação de professores de História
uma experiência em licenciatura na UEPG (2016-2018)
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34231Palavras-chave:
Cinema. Ensino de história. Formação de professores.Resumo
A experiência de formação de professores de História na Universidade Estadual de Ponta Grossa por meio da análise histórica e didática de filmes é apresentada e discutida. A proposta é fundamentada em uma postura pedagógica que favorece os métodos ativos e uma proposta metodológica que enfoca os filmes como fontes históricas a serem estudadas por professores e alunos. Apresenta-se o procedimento para a operação dos filmes em aula na universidade e nas escolas, bem como um pequeno balanço das obras escolhidas e das opções por abordagens levadas a efeito. Conclui-se que as escolhas feitas pelos universitários expressaram sua cultura cinematográfica, bem como o desejo de inovar em relação aos temas tradicionais dos currículos escolares.
Downloads
Referências
CUESTA FERNÁNDEZ, Raimundo. El código disciplinar de la Historia. Tradiciones, discursos y prácticas sociales de la educación histórica en España (siglos XVIII-XX). Salamanca: Tesis de doctoral (Facultad de Educación), 1997.
LAGNY, Michèle. “O cinema como fonte de história”. In: NÓVOA, Jorge; FRESSATO,
Soleni Biscouto; FEIGELSON, Kristian. Cinematógrafo: um olhar sobre a história.
Salvador, São Paulo: EDUFBA/Editora UNESP, 2009.
MOCELLIN, Renato. “O apelo didático do cinema”. In: História e Cinema: educação para as mídias. São Paulo Editora do Brasil, 2009, p.09-12.
ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
VALIM, Alexandre Busko. In: VAINFAS, Ronaldo; CARDOSO, Ciro F. Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 283-300.
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a Análise Fílmica. Campinas: Papirus, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Em Tempo de Histórias
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).