"Anchieta, José do Brasil"

cinema, representação e memória em tempos de ditadura militar

Auteurs-es

  • Eliane Cristina Fleck
  • Fernanda Matos

DOI :

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i16.19915

Mots-clés :

Anchieta. Cinema Novo. Ditadura Militar.

Résumé

O presente artigo analisa o filme Anchieta, José do Brasil, de 1977, vinculando-o aos contextos de sua proposição, produção e exibição. Procura-se, sobretudo, desvendar as representações e a memória que o filme veiculou sobre o missionário jesuíta José de Anchieta ”“ que teve um dia instituído em sua homenagem pelo presidente Humberto Castelo Branco, em 1965 ”“, relacionando-as com o projeto de Estado e com a moral defendida pelo regime militar.

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Bibliographies de l'auteur-e

Eliane Cristina Fleck

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ”“ PUCRS e Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos ”“ UNISINOS ”“ São Leopoldo, RS ”“ Brasil.

Fernanda Matos

Graduanda em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista de Iniciação Científica pela UNISINOS ”“ UNIBIC, vinculada ao projeto de pesquisa ”•Dos fins da política e da religião: o pensamento anchietano e sua apropriação pelo Regime Militar”–, que conta com o financiamento do CNPq, FAPERGS e UNISINOS.

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Publié-e

2011-01-28

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FLECK, Eliane Cristina; MATOS, Fernanda. "Anchieta, José do Brasil": cinema, representação e memória em tempos de ditadura militar. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 16, 2011. DOI: 10.26512/emtempos.v0i16.19915. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19915. Acesso em: 24 nov. 2024.

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