Políticas de tempo, contemporaneidade e história do tempo presente
reflexões a partir das comemorações dos “500 anos do Brasil” (2000)
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i39.39627Palabras clave:
Políticas de tempo. Contemporaneidade. Povos indígenas.Resumen
Este artigo procura apresentar reflexões em torno das relações entre memória, tempo e política com base na análise de intervenções críticas dos povos indígenas no contexto comemorativo dos “500 anos do Brasil” no ano 2000. Para tanto, realiza-se a análise do texto “O eterno retorno do encontro” de Ailton Krenak e de manifestações públicas de organizações indígenas em abril de 2000, tendo o objetivo de compreender como as formas de relacionar e acessar o passado e as concepções de contemporaneidade e presente estavam sendo disputadas nesse contexto. Com base no estudo desse caso e por meio da mobilização do conceito de políticas de tempo proposto por María Inés Mudrovicic, aproxima-se o debate com os desafios teórico-metodológicos e ético-políticos do campo da história do tempo presente.
Descargas
Citas
ÁVILA, Arthur de Lima. O que significa indisciplinar a história? In. AVILA, Arthur Lima de; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo (Orgs.). A História (in)Disciplinada. Vitória: Editora Milfontes, 2019, pp. 19-51.
CEZAR, Temistocles. Tempo presente e usos do passado. In: VARELLA, Flavia; MOLLO, Helena Miranda; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria; MATA, Sérgio da. (Org.). Tempo presente e usos do passado. 1ed.Rio de Janeiro: Editora
FARIAS, Lucas da Mota. Marchas e manifestos contra a colonialidade da história: movimentos indígenas diante das comemorações oficias dos 500 anos. 2018, 193f. Dissertação (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História. Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília.
PORTELA, Cristiane de Assis. De aculturado exótico a raíz profunda: indigenismo e história indígena em narrativas de Ailton Krenak. Diálogos, v.21, n.3, (2017), 162 - 177.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Em Tempo de Histórias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).