O ENSINO DE HISTÓRIA EM BUSCA DE NOVAS REFERÊNCIAS: Considerações sobre o pensamento de Edgar Morin
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i23.14872Palabras clave:
Ensino de História. Edgar Morin. TransdisciplinaridadeResumen
Esse texto apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica que teve como objeto investigar possíveis contribuições do pensamento transdisciplinar de Edgar Morin para as ciências históricas. Acreditamos, depois do estudo realizado, que suas ideias indicam um novo paradigma para se pensar a História enquanto campo de conhecimento e disciplina escolar. É notável sua preocupação em buscar na História referências para fundamentar suas análises em torno dos problemas sociais, políticos, econômicos, culturais, ecológicos, éticos e estéticos que irrompem no tempo presente. Para isso, abordaremos o que muitos estudiosos chamam de “Neo-Humanismo” no pensamento de Morin. Pensamos que suas ideias podem oferecer subsídios para se pensar em propostas curriculares e metodológicas alternativas para o ensino de História, assim como, possibilidades norteadoras de soluções para a reversão dos malefícios orquestrados pelo ritmo informacional e tecnológico da sociedade contemporânea e sua tradição educacional que separa, disjunta e compartimenta os saberes.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Cleide. e PETRAGLIA, Isabel (orgs.). Estudos de Complexidade. São Paulo: Xamã, 2006.BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História:fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
ALMEIDA, Cleide. e PETRAGLIA, Isabel.(org.) O saber Histórico na sala de aula.11. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
CARVALHO, Adalberto Dias de. Morin e a Renovação do Humanismo. Revista de Ciências, Letras e Filosofia da Universidade do Porto. Lisboa: 1987.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita:repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
MORIN, Edgar. Cultura e barbárie européias. Tradução de Daniela Cerdeira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
MORIN, Edgar e KERN, Anne Brigitte. Terra Pátria. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MORIN, Edgar, BOCCHI, Gianluca e CERUTTI, Mauro. Os problemas do fim do século. Tradução de Cascais Franco. Lisboa: Editorial Notícias, 1991.
MORIN, Edgar, CIURANA, Emilio Roger e MOTTA, Raul Domingo. Educar na era planetária:O pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. 3º Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
RODRIGUES, André Wagner. A História através de conceitos: metodologias e práticas de ensino voltadas a uma Educação para o pensar. São Paulo: Andreolli, 2009.
RODRIGUES, André Wagner. História, historiografia e ensino de História em relação dialógica com a Teoria da Complexidade. Rio de Janeiro: Multifoco, 2011
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).