What can cinema do?
History and politics in Cabra marcado para morrer (1984) by Eduardo Coutinho
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34158Keywords:
Eduardo Coutinho. Cabra marcado para morrer. History. Politics.Abstract
This paper aims to analyze the documentary Cabra marcado para morrer (1984), by Eduardo Coutinho, in order to convene a debate about the power of cinema and its relationship with history and politics. Therefore, the text is divided into three moments. In the first section, there is an review of the aesthetic and political project of the first filming of the narrative, which happened between 1962 and 1964 and was interrupted by the military coup of 1964. Then, the resumption of filming between 1981 and 1984 is outlined. Finally, we discuss the historical-political power of Cabra marcado para morrer (1984) by Eduardo Coutinho.
Downloads
References
AB'SÁBER, Tales. Cabra marcado para morrer, cinema e democracia. In: OHATA, Milton (Org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: CosacNaify, 2013, p. 505-522.
BAITELLO JUNIOR, Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura/Norval Baitello Junior. ”” São Paulo: Paulus, 2014.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
_____. Obras Escolhidas I Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.
BERNARDET, Jean Claude. Vitórias sobre a lata de lixo da história. In:_____.Cineastas e Imagens do povo. São Paulo: Companhia das letras, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. São Paulo: Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
FURTADO, Beatriz. A imagem-intensidade no cinema de Sokurov. In: PARENTE, André. Cinema/Deleuze. São Paulo: Papirus, 2013. p. 1-12.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Impressões de viagem ”“ CPC, vanguarda e desbunde: 1960/1970. São Paulo: Brasiliense, 1981.
KEHL, Maria Rita. Muito além do espetáculo. In: ADAUTO, Novaes. Muito além do espetáculo. São Paulo: SENAC editora, 2004.
LOWY, Michael. Walter Benjamin aviso de incêndio: uma leitura das teses Sobre o conceito de história. São Paulo: Boitempo, 2005.
MESQUITA, Cláudia. Cardoso. Entre agora e outrora: a escrita da história no cinema de Eduardo Coutinho. Galaxia (São Paulo, Online), n. 31, p. 54-65, abr. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542016124255.
NOVAES, Adauto. Muito além do espetáculo. São Paulo: SENAC editora, 2004.
PARANAGUÁ, Paulo. Cabra marcado para morrer. In: Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
RAMOS, Alcides Freire. A historicidade de Cabra marcado para Morrer (1964-84, Eduardo Coutinho). Nuevo Mundo Mundos Nuevos, 28 jan. 2006. OpenEdition. http://dx.doi.org/10.4000/nuevomundo.1520. Disponível em: <https://journals.openedition.org/nuevomundo/1520#ftn18>. 03.Dez.2019.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M.. Dicionário de Teoria Narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
SACRAMENTO, Igor. Cineastas brasileiros, da revolução à televisão. In: Depois da revolução, a televisão: cineastas de esquerda no jornalismo televisivo dos anos 1970. São Carlos Pedro & João Editores, 2011.
SAIMAN, Etienne. Como pensam as imagens. São Paulo: Editora Unicamp, 2012.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze e o Possível (sobre o involuntarismo na política). In: ALLIEZ, Éric (org.). Deleuze uma vida filosófica. 1ª Edição. São Paulo: Editora 34, 2000. p. 333-356.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Em Tempo de Histórias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).