IMAGINANDO O ANIMAL EM UM MUNDO INDUSTRIAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v8i2.37665Palavras-chave:
biossegurança, indústria da carne, cosmopolíticaResumo
Este texto é resultado de uma apresentação no Coloquio Internacional Cosmopoliticas II, no dia 18 de novembro de 2020. Nele, procuro traçar alguns dos desafios que se colocam quando pensamos em “como levar os animais em conta?” a partir da proposição cosmopolítica. Penso especialmente nos animais criados em regime de confinamento, na medida em que essa pergunta está sendo feita por corporações da indústria da carne. Para seguir com essa preocupação, analiso como a biossegurança — enquanto dispositivo social, técnico e ideológico — tem atuado de maneira complexa e paradoxal nesses ambientes, interferindo nos processos de saúde e doença, multiplicando os desafios de viver e morrer em conjunto
Downloads
Referências
BLANCHETTE, Alex. Porkopolis: American animality, standardized life, and the factory farm. Durham: Duke University Press, 2020.
GONÇALVES, Júlia. Pensar alianças: o desafio da proposição Cosmopolítica para uma economia de transição. In. DasQuestões, Vol.8, n.2, abril de 2021. p. 113-119.
PERROTA, Ana. Abate bovino e rede industrial: um estudo sobre a introdução e gestão racional e econômica das emoções dos animais. Revista Política & Sociedade, v. 15 n. 33 (2016), 68-65.
SEGATA, Jean. Covid-19, Biossegurança e antropologia. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, vol. 26, n. 57, p. 275-313, 2020.
SEGATA, Jean. BECK, Luiza; MUCCILLO, Luísa. A Covid-19 e o capitalismo na carne. Pelotas. Tessituras. v.8. n.1. p. 354-376. 2020
SILVA E SILVA, Fernando. Cuidar de los mundos venideros. In. DasQuestões, Vol.8, n.2, abril de 2021. p. 106-112.
WALLACE, Rob. Pandemia e Agronegócio: doenças infecciosas, capitalismo e ciência. Editora Elefante, São Paulo, 2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.