EL NOSOTROS PREINDIVIDUAL DE LA COSMOPOLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v8i2.37645Palavras-chave:
nós, pré-individual, cosmopolíticaResumo
O texto indaga sobre as características linguísticas, políticas e subjetivas do nós, como um limiar para reposicionar a perspectiva do sujeito na discussão cosmopolítica. Embora pareça uma discussão topológica sobre o alcance da comunidade do nós, ao longo do caminho vários problemas são delineados para pesquisas futuras: (i) como descrever o 'quem' da comunidade nós, (ii) quem são os outros da nós, e quais assimetrias surgem nesta relação especular quando deixamos a modernidade e, (iii) quais são as consequências da ideia de uma instância pré-subjetiva na política, e como repensar o paradigma imunológico / comunitário se o pré-subjetivo está conectado com as dimensões contemporâneas do comum. Trata-se de delinear um argumento serial que levanta abordagens e linhas de pesquisa a partir dessa série de preocupações.
Downloads
Referências
CLARKSON, Carroll. ¿Quiénes somos nosotros?. In Chaparro, Herrera y Roermund (eds) ¿Quiénes somos nosotros? O cómo (no) hablar en primera persona del plural. Bogotá: Universidad del Rosario, 2016, pp. 323-340.
CHAPARRO-AMAYA, Adolfo. Modernidades periféricas. Archivos para la historia conceptual de América Latina. Barcelona: Herder, 2020.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil mesetas. Valencia: Pre-textos, 1988.
DELEUZE, Gilles. Lógica del sentido. Barcelona: Paidós, 1989.
ESPOSITO, Roberto. Bíos. Biopolítica y filosofía. Buenos Aires: Amorrortu, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.