UMA COREOGRAFIA ESTRANHA

EDUCAR PELA IMAGEM DO MITO, UM OLHAR ATRAVÉS DO PERSPECTIVISMO AMERÍNDIO

Auteurs-es

  • Rairan A. Silva

DOI :

https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v8i2.37673

Mots-clés :

Perspectivismo Ameríndio, Formação Humana, Imagem, Mito

Résumé

O presente ensaio tem como sul pensar a formação humana tendo como ponto de problematização o perspectivismo ameríndio e suas implicações para o campo da Filosofia da educação. Para tanto, parte-se das análises desdobradas pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro e suas derivas políticas-filosóficas um fazer ver entre imagens e mito, a fim de abrir uma posição ética-estética-política do pensar em uma perspectiva de educar que compreende o gesto radical de formar-se com o outro. Para tanto, faz-se necessário dançar uma dança estranha como possibilidade de aprender com as pedras e os ancestrais. Uma questão de alteridade que nos leva a concluir, juntamente com a filosofia ameríndia, que todo ponto de vista implica em um devir-outro, promovendo alianças que nos permitem acolher as potências monstruosas e criativas do humano

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

DIDI-HUBERMAN, G. Sobrevivência dos vaga-lumes. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. – São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LAPOUJADE, D. As existências mínimas. – São Paulo: N-1 edições, 2017.

STENGERS, I. Reativar o animismo. – Belo Horizonte: Caderno de Leituras Nº 62, 2017.

VIVEIROS DE CASRTO, E. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. – Rio de Janeiro: Mana, 1996.

VIVEIROS DE CASTRO, E. Metafísicas canibais: Elementos para uma antropologia pós-estrutural. – São Paulo: Cosac Naify; N-1 edições, 2015.

Téléchargements

Publié-e

2021-04-25

Comment citer

A. SILVA, Rairan. UMA COREOGRAFIA ESTRANHA: EDUCAR PELA IMAGEM DO MITO, UM OLHAR ATRAVÉS DO PERSPECTIVISMO AMERÍNDIO. Das Questões, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. DOI: 10.26512/dasquestoes.v8i2.37673. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/37673. Acesso em: 21 nov. 2024.