UMA COREOGRAFIA ESTRANHA
EDUCAR PELA IMAGEM DO MITO, UM OLHAR ATRAVÉS DO PERSPECTIVISMO AMERÍNDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v8i2.37673Keywords:
Perspectivismo Ameríndio, Formação Humana, Imagem, MitoAbstract
O presente ensaio tem como sul pensar a formação humana tendo como ponto de problematização o perspectivismo ameríndio e suas implicações para o campo da Filosofia da educação. Para tanto, parte-se das análises desdobradas pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro e suas derivas políticas-filosóficas um fazer ver entre imagens e mito, a fim de abrir uma posição ética-estética-política do pensar em uma perspectiva de educar que compreende o gesto radical de formar-se com o outro. Para tanto, faz-se necessário dançar uma dança estranha como possibilidade de aprender com as pedras e os ancestrais. Uma questão de alteridade que nos leva a concluir, juntamente com a filosofia ameríndia, que todo ponto de vista implica em um devir-outro, promovendo alianças que nos permitem acolher as potências monstruosas e criativas do humano
Downloads
References
DIDI-HUBERMAN, G. Sobrevivência dos vaga-lumes. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. – São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LAPOUJADE, D. As existências mínimas. – São Paulo: N-1 edições, 2017.
STENGERS, I. Reativar o animismo. – Belo Horizonte: Caderno de Leituras Nº 62, 2017.
VIVEIROS DE CASRTO, E. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. – Rio de Janeiro: Mana, 1996.
VIVEIROS DE CASTRO, E. Metafísicas canibais: Elementos para uma antropologia pós-estrutural. – São Paulo: Cosac Naify; N-1 edições, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Das Questões
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.