EL LADO OSCURO DE LA LUNA
LA ESQUIZOFRENIA Y EL AFUERA IMAGINAL DEL SUJETO
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v8i2.37658Palavras-chave:
esquizofrenia, imaginação, lua, imagem, idealismo, materialismoResumo
O slogan platônico "o corpo, prisão da alma" e o slogan foucaultiano "a alma, prisão do corpo" constituem os dois pólos de um grande movimento histórico que, como um pêndulo, passou (em um período de tempo que vai do século XVII ao século XIX aproximadamente) de uma subjetividade idealista centrada na alma racional ou intelectual (o nous) para uma subjetividade materialista centrada no corpo (o soma). Nesta apresentação, gostaria de analisar o fenômeno da esquizofrenia para mostrar que representa um curto-circuito em ambas as tradições, a idealista e a materialista. O sujeito esquizofrênico não combina com seu corpo ou sua mente. Mostrarei que a esquizofrenia revela a exterioridade radical do sujeito e que essa exterioridade coincide com a imagem e a imaginação.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, L. Initiation à la philosophiepour les non-philosophes. Paris: P.U.F, 2014.
BYUNG-CHUL, H. Psicopolítica. Neoliberalismo y nuevas técnicas de poder. Barcelona: Herder, 2015.
COCCIA, E. Física de lo sensible. Pensar la imagen en la Edad Media. In: E. Alloa (ed.). Pensar la imagen. Santiago de Chile: Metales Pesados Ediciones, pp. 87-105, 2020.
CRAGNOLINI, M. B. Nietzsche-Huidobro-Aschenbach: azores fulminados por la altura. Confines, 3, 1996, pp. 185-198.
DURAND, G. L’imagination symbolique. Paris: P.U.F, 1964.
FLEISNER, Paula. Cosmoestética: imaginación, aisthesis y mitopoiéticas en tiempos de catástrofes. [min. 2:03:05] Colóquio Cosmopolítica II: Tiempos de cosmopolíticas, tiempos de necropolíticas. DASQUESTÕES. [Online] 18 de nov. de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qaQRGTP7EAk
FOUCAULT, M. Surveiller et punir. Naissance de la prison. Paris: Gallimard, 1975.
FOUCAULT, M. “Crise de la médecineoucrise de l’antimédecine?”. In: Dits et écrits III(1976-1979). Paris: Gallimard, 1994, pp. 192-195.
HIRJAK, D. et all. Disturbance of Intentionality: A PhenomenologicalStudy of Body-AffectingFirst-Rank Symptoms in Schizophrenia. In PLoS ONE, 8(9), 2013, pp. 1-10.
LAING, R.. The Divided Self. An Existential Study in Sanity and Madness. London: Penguin Books, 1990.
NIETZSCHE, F. AlsosprachZarathustra. In: Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe, ed. G. Colli y M. Montinari, Band 4. Berlin – New York – München: W. de Gruytrer, 1988.
RAISON, C. L. et all. The moon and madness reconsidered. In Journal of Affective Disorders,53, 1999, pp. 99-106.
STANGHELLINI, G. Embodiment and schizophrenia. In World Psychiatry, 8:1, 2009, pp. 56-59.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.