Daqui da Zona Oeste: Correspondências além muros entre dois artistas visuais no subúrbio carioca
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Zona Oeste é a maior sub-região do município do Rio de Janeiro, cuja violência colonial sepultou inúmeras memórias. Os vestígios, rastros e vivências são resgatados por dois artistas-pesquisadores oriundos desse território ao decidirem elaborar uma contra-narrativa, ativando a correspondência digital enquanto mediadora de poéticas que tem como efeito o tensionamento da história oficial da cidade. Entre os meses de junho de 2024 e janeiro de 2025, foram trocadas correspondências que utilizam da escrita como forma de registro e ressignificação das experiências de identidade, diáspora e pertencimento. Entre a oralidade e a formalidade epistolar, os autores refletem sobre ausências, encontros e a materialidade da linguagem, propondo a correspondência como um gesto político e poético de conexão entre si e seus territórios de origem.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
.