Impro Derrelida: Uma poética Obscênica D(a) Improvisação

Conteúdo do artigo principal

Luana Maftoum Proença

Resumo

Para onde e como caminha a criação em improvisação articulada em espetáculo, em Impro (Teatro de Improviso)? Tendo como matéria da improvisação a nossa própria bagagem humana (memórias, referências, técnicas, disponibilidades, músicas que ouvimos, livros que lemos, etc.), eis que as palavras de Hillé, personagem da obra “A Obscena Senhora D” de Hilda Hilst começaram a latejar numa provocação quanto ao improvisar. Nos seus questionamentos, filosofias, revoltas, e derrelições, esse artigo poético se permite ir lembrando e escrevendo, num ato de que abre o corpo, os fundos das calças não necessariamente corretos de uma escrita acadêmica, mas coerentes com o fluxo e princípios da improvisação, nele apresentados, abordados e praticados. Utiliza-se dos princípios da confiança, escuta ativa, aceitação e contribuição/adição em Impro na análise influenciada pelas palavras de Hilst. Assim, o texto escuta uma obra literária puxada da memória e re-vistação, para re-vistar e re-visar o que entende pela sua matéria viva de estudo: a Impro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MAFTOUM PROENÇA, Luana. Impro Derrelida: : Uma poética Obscênica D(a) Improvisação. Das Questões, [S. l.], v. 21, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/60729. Acesso em: 24 dez. 2025.
Seção
Artigos

Referências

BOGART, Anne. A Director’s Prepare.Seven Essays on Art and Theatre. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2005, eBook Kindle.

CHACRA, Sandra. Natureza e Sentido da Improvisação Teatral. São Paulo: Perspectiva, 1994, p.11.

CHAGAS, Juvi. Postagem em rede social Instagram, em 21/03/2025. Disponível em: <https://www.instagram.com/reel/DHd09fauFcc/?igsh=MWZyYWI2azNsZWM4bg%3D%3D. Acesso em 22/03/2025.

FIADEIRO, João. Composição em tempo real. Anatomia de uma decisão. Lisboa: Ghost Editions, 2017, p.6).

HILST, Hilda. A Obscena Senhora D. São Paulo: Globo, 2001, 1982, p.13, 16, 18, 10, 21, 27, 36, 37 e 51.

LEAL, Mara Lucia. Memória e(m) Performance. Uberlândia: EDUFU, 2014, p.11.

ORTALLI, Feña. Improviso sob Areia. Temporada 2 - Status #164 - Fevereiro de 2025, postagem de 06/02/2025. Disponível em <https://revistastatuspt.blogspot.com/2025/02/temporado-2-status-164-fevereiro--de-2025.html>. Acesso em 22/03/2025.

PASSÔ, Grace. Por Elise, 2005. Disponível em: <https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vestibular/Vest2013_1/Editais/POR_ELISE.pdf>. Acesso em 22/03/2025.

PROENÇA, Luana. Era preciso ouvir outras vozes, Brasília: Visando Impro, 2019. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=EviKrWSU2cY&t=5s>. Acesso em 21/03/2025.

SABINO, Fernando. O Encontro Marcado. Rio de Janeiro: Record, 1981, p.157.