Observando Tânatos: uma breve análise da poética tanatográfica de Affonso Romano de Sant’Anna

Autori

  • Maxçuny Alves Neves da Silva

Parole chiave:

Vida. Morte. Affonso Romano de Sant’Anna. Gustav Klimt. Tânatos.

Abstract

A tanatografia é presença constante na escrita de Affonso Romano de Sant’Anna. A forma como Tânatos é retratado pelo pintor Gustav Klimt em sua tela A vida e a morte (1915) nos mostra a visão corrente do ser humano do século XX em relação à morte e contrasta com a poesia de Affonso, que nos apresenta um projeto poético coeso que gira em torno do tempo e das reflexões que ele suscita. A busca por uma análise intertranstextual nos levou ao que é proposto por Eco em Os limites da interpretção, conjuntamente com teóricos como Bakhtin e Paz dentre outros. No tocante ao tema, foram observados os posicionamentos de Ariès, Bauman e Kübler-Ross dentre outros.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ARIÈS, Philippe. O homem diante da morte. Trad. Luiza Ribeiro. Rio de Janeiro: Editora Unesp, 2014.

______. História da morte no ocidente. Trad. Priscila Viana de Siqueira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977, p. 26.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. 4ª ed. São Paulo: Editora: UNESP, 1998.

BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Trad. Carlos Alberto Medeiros. ”“ Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

_____. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo na poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

_____. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1999.

CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olímpio, 27ª ed. 2015, p. 735.

COELHO, Teixeira. Margens de “nossa” modernidade. In: Moderno pós-moderno. Porto Alegre: L&PM, 1986.

______. Moderno pós-moderno. Porto Alegre: L&PM, 1986.

COUTINHO, Eduardo. Revisitando o pós-moderno. In: BARBOSA, Ana Mae.

CYNTRÃO, Sylvia H. Como ler o texto poético: caminhos contemporâneos. Brasília: Editora Plano, 2004.

______. O lugar da poesia brasileira contemporânea: um mapa da produção. In LABORDE, Elga Pérez; NUTO, João Vianney Cavalcante. (Org.). Em torno à integração: estudos transdisciplinares: ensaios. Brasília: Universidade de Brasília. Instituto de Letras, 2008, p. 231.

EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

ECO, Humberto. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 1990.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p.18.

HEIDEGGER, Martin. Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude, solidão. Trad. Marco Antônio Casanova. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

______. Ser e tempo. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. 9ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.

______. Ser e tempo. V. 2. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. 5ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997.

KAPLAN, E. Ann (Org) “O pós-modernismo e a sociedade de consumo”. In O mal-estar no pósmodernismo. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

KÜBLER-ROSS, Elisabeth. Sobre a morte e o morrer: o que os doentes terminais têm para ensinar a médicos, enfermeiros, religiosos e aos seus próprios parentes. Tradução: Paulo Menezes. 9ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2008, p. 9.

LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Editora Barcarolla, 2007.

______. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: Manole, 2005.

MORICONI, Ãtalo. Como e por que ler a poesia brasileira do século XX. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

MORIN, Edgard. O homem e a morte. Trad. Cleone Augusto Rodrigues. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

______. Amor, poesia, sabedoria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

MOTA, Marcus. Imaginação e morte: estudos sobre a representação da finitude. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014.

PAZ, Octavio. El arco y la lira. 3ª. ed., 6. reimpr. Cidade do México: Fondo de Cultura Economica, 1986.

_____. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 1972, p. 126.

RICCIARDI, Giovanni. Auto-retratos, São Paulo: Martins Fontes, 1991.

SANT’ANNA, Affonso Romano. Sísifo desce a montanha. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

______. “As muitas mortes e muitas vidas da poesia”. In CYNTRÃO, Sylvia H. (Org.) Poesia: o lugar do contemporâneo. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2009.

______. Poesia reunida: 1965-1999. Porto Alegre: L&PM, 2007 Vol. 1.

______. Poesia reunida: 1965-1999. Porto Alegre: L&PM, 2007 Vol. 2.

______. Vestígios. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

______. Textamentos. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

______. O lado esquerdo do meu peito. Rio de Janeiro: Rocco, 1992

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Trad. Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 1991.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-05-25

Come citare

Silva, M. A. N. da. (2016). Observando Tânatos: uma breve análise da poética tanatográfica de Affonso Romano de Sant’Anna. Revista Cerrados, 24(40). Recuperato da https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25581