De São Saruê à Casa da madrinha: literatura de cordel e literatura infantil no espaço escolar

Autori

  • José Hélder Pinheiro Alves UFCG
  • Etiene Mendes Rodrigues

Parole chiave:

Literatura de cordel. Literatura infantil. Ensino de literatura.

Abstract

O encontro de duas importantes vertentes de nossa literatura em sala de aula pode contribuir tanto para formar leitores abertos a diferentes dimensões da cultura que se produz no país quanto para observar aproximações que quase sempre ficam ao largo das leituras realizadas no contexto escolar. O diálogo entre a literatura infantil e a literatura popular sempre é enfatizado por pesquisadores. No entanto, muitas vezes a cultura popular aparece apenas como fonte a ser reinterpretada ou recriada. Neste artigo, propõe-se uma aproximação entre duas obras literárias: uma da literatura de cordel (Viagem a São Saruê, de Manuel Camilo dos Santos) e outra da literatura infantil (A casa da madrinha, de Lígia Bojunga Nunes). Nosso objetivo é chamar a atenção para a possibilidade de uma abordagem comparativa entre obras de contextos diversos, mas que ostentam temas que se aproximam, e também apontar possibilidades de abordagem da literatura de cordel no contexto escolar como literatura e não meramente como pretexto para ensinar conteúdos curriculares.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

Abreu, Marcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras/abl, 1999.

Alves, José Hélder Pinheiro. Literatura de cordel na escola: vivência artística ou utilitarismo. In: Lima, Maria Auxiliadora Ferreira; Alves Filho, Francisco; Costa, Catarina de Sena Siqueira Mendes da (Org.). Colóquios linguísticos e literários: enfoques epistemológicos, metodológicos e descritivos. Teresina: edufpi, 2011. v. 1, p. 175-192.

__________. Ensino de literatura: uma proposta comparativa. In: Sibaldo, M. A. (Org.). O texto literário na educação infantil: teoria e prática. Recife: Pipa Comunicações, 2014.

Ayala, Maria Ignez Novaes. Riqueza de pobre. Revista Literatura e Sociedade. Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da usp, n. 2, p. 161-169, 1997.

Arroyo, Leonardo. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1988.

Assaré, Patativa. Patativa do Assaré: uma voz do Nordeste. São Paulo: Hedra, 2000.

Barros, Leandro Gomes. Uma viagem ao céu. Timbaúba: Folheteria Cordel, 2010.

Batista, Otacílio; linhares, Francisco (Org.). Antologia ilustrada dos cantadores. Fortaleza, 1976.

Bosi, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1977.

Candido, Antonio; Castello, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira: história e antologia. 13. ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2008 (três volumes).

Coelho, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil/juvenil brasileira: 1982-1982. São Paulo: Quíron; Brasília: inl, 1984.

Colomer, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

Carvalhal, Tânia Franco. O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

Cascudo, Luís da Câmara. Literatura oral no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1984.

Coutinho, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

Diegues Junior, Manuel. Ciclos temáticos na literatura de cordel. Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2012.

Francisco, Antonio. Meu sonho. Mossoró: Cordel, 2013.

Franco Junior, Hilário. Cocanha: várias faces de uma utopia. São Paulo: Ateliê Editorial, 1998.

Haurélio, Marco (Org.). Antologia do cordel brasileiro. São Paulo: Global, 2012.

Kunz, Martine. Cordel: a voz do verso. Fortaleza: Museu do Ceará, 2001.

Lopes, Ribamar (Org.). Literatura de cordel: antologia. Fortaleza: bnb, 1982.

Londres, Maria José F. Cordel: do encantamento à s histórias de luta. São Paulo: Duas Cidades, 1983.

Lúcio, Ana Cristina Marinho; Pinheiro, Hélder. O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

Magalhães, Lígia Cademartori. Literatura infantil brasileira em formação. In: Zilberman, Regina; Magalhães, Lígia Cademartori. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1978.

Mendes, Etiene; Silva, Márcia Tavares (Org.). Caminhos da leitura literária: propostas e perspectivas de um encontro. Campina Grande: Bagagem, 2009.

Mota, Leonardo. Violeiros do Norte. Rio de Janeiro: Cátedra; Brasília: inl, 1976.

Mulatinha, Antônio da. Uma viagem à lua. Campina Grande: Folhetaria Estrela do Oriente, s/d.

Nunes, Lygia Bojunga. A casa da madrinha. 10. ed. São Paulo: Agir, 1989.

PaQuot, Thierry. A utopia. Trad. Maria Helena Kuhner. Rio de Janeiro: Difel, 1999.

Proença, Manoel Cavalcante (Org.). Literatura popular em verso: antologia. São Paulo: Itatiaia; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986.

Ramos, Graciliano. A terra dos meninos pelados. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Resende, V. M. Literatura infantil & juvenil: vivências de leitura e expressão criadora. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1997.

Riedel, Dirce Côrtes et al. Literatura Brasileira em Curso. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1968.

Romero, Silvio. Poesia popular do Brasil: 1879-1880. Rio de Janeiro: Laemert T & C, 1888.

__________. História da literatura brasileira. 7.ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio; Brasília: inl/mec, 1980.

Santos, Manoel Camilo. Viagem a São Saruê. Campina Grande: s/d

Silva, Minelvino Francisco. Minelvino Francisco da Silva. São Paulo: Hedra, 2000.

Sodré, N. W. História da literatura brasileira: seus fundamentos econômicos. 4.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 1964.

Tavares, Bráulio. Contando histórias em versos: poesia e romanceiro popular do Brasil. São Paulo: Editora 34, 2005.

Zilberman, Regina. Como ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Zilberman, Regina, Lajolo, Marisa. A literatura infantil brasileira: história & histórias. São Paulo: Ática, 1984.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-12-27

Come citare

Alves, J. H. P., & Rodrigues, E. M. (2016). De São Saruê à Casa da madrinha: literatura de cordel e literatura infantil no espaço escolar. Revista Cerrados, 25(42), 163–180. Recuperato da https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25331

Fascicolo

Sezione

Dossiê Ensino de Literatura: Tensões, Polêmicas e Processos.