O trabalho estranhado no espelho da Taberna Minhota:

reificação e fetichismo no realismo de Murilo Rubião

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i47.19671

Parole chiave:

Murilo Rubião. Teoria do reflexo. György Lukács. Trabalho estranhado

Abstract

A partir do conto O ex-mágico da Taberna Minhota, o presente estudo apresenta uma análise da narrativa de Murilo Rubião, reconhecidamente como um dos únicos escritores brasileiros dedicado ao gênero fantástico, na perspectiva do realismo conceituada por György Lukács. Seguindo a lógica materialista histórica do reflexo estético, o artigo pretende, de um lado, demonstrar a representação literária da unidade contraditória entre aparência e essência da realidade brasileira, na época da expansão do trabalho industrial na década de 1930-40, mediada pelo conceito marxiano de trabalho estranhado, a partir da reificação e fetichização da vida, e, de outro lado, mostrar que as condições históricas podem exigir, para a construção do verdadeiro realismo, uma construção estética fantástica.

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Biografie autore

Thiago Roney Lira Borges, Universidade de Brasília

Doutorando em Literatura pela Universidade de Brasília

Ana Laura dos Reis Corrêa, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília

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Pubblicato

2018-12-28

Come citare

Borges, T. R. L., & Corrêa, A. L. dos R. (2018). O trabalho estranhado no espelho da Taberna Minhota:: reificação e fetichismo no realismo de Murilo Rubião. Revista Cerrados, 27(47), 217–233. https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i47.19671

Fascicolo

Sezione

Marx: Arte, Literatura e Práxis