Doce Refúgio: Fundo de Quintal e a formação do pagode moderno
Fundo de Quintal e a formação do pagode moderno
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56942Mots-clés :
pagode, samba, Fundo de Quintal, Cacique de RamosRésumé
O presente artigo tem como objetivo investigar o conjunto de transformações ocorridas no território do samba ao longo da década de 1970, destacando como essas desempenharam um papel crucial na consolidação de um novo modelo de organização cultural negra. Esse processo, que tem na história do bloco Cacique de Ramos um componente fundamental, resultou na formulação de um novo paradigma de linguagem, cuja expressão mais refinada se encontra na produção artística do Grupo Fundo de Quintal. O grupo foi o grande responsável por sintetizar formalmente o complexo processo de transformação sociocultural que atravessou o samba carioca no período, ampliando seus horizontes artísticos e reafirmando-o como uma importante expressão da identidade negra no Brasil urbano. Com base nas perspectivas de Martins (2021), Pereira (2022), Santo (2016) e Sodré (1998), propõe-se a hipótese de que a consolidação formal do paradigma Cacique de Ramos, promovida pelo Grupo Fundo de Quintal, exerceu um papel determinante no processo de formação do samba moderno.
Téléchargements
Références
Livros
LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antonio. Dicionário da história social do samba. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2015.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2021.
NASCIMENTO, Beatriz. O negro visto por ele mesmo: ensaios, entrevistas e prosa. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. Cacique de ramos–uma história que deu samba. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2003.
PINHO, Osmundo. O mundo negro: hermenêutica da reafricanização em Salvador. Curitiba: Progressiva, 2010
SALLES, Marcos. Fundo de Quintal: o som que mudou a história do samba. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2022.
SANTO, Spirito. Do samba ao funk do Jorjão: ritmos, mitos e ledos enganos no enredo de um samba chamado Brasil. Rio de Janeiro: Escola Sesc de Ensino Médio, 2016.
SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad Editora Ltda, 1998.
TAVARES, Cleo Guimarães. Teresa Cristina sobre Candeia: "Ele mudou minha vida". O Dia, 27 jan. 2015. Disponível em: <https://odia.ig.com.br/diversao/carnaval/2015-01-27/teresa-cristina-sobre-candeia-ele-mudou-minha-vida.html>. Acesso em: 28 abr. 2025.
Disco, CD ou LP
BEN, Jorge. A tábua de esmeralda. Philips, 1974.
CARVALHO, Beth. De Pé no Chão. RCA, 1978.
GUINETO, Almir. Caxambu. RGE, 1986
NEGRA, Jovelina Pérola. Jovelina Pérola Negra. RGE, 1986.
PAGODINHO, Zeca. Zeca Pagodinho. RGE, 1986.
QUINTAL, Fundo de. O Mapa da mina. RGE, 1980.
QUINTAL, Fundo de. Samba é no Fundo de Quintal. RGE, 1980.
VILA, Martinho. Batuqueiro. RCA, 1986.
Vídeos
GRUPO SAMBA SEM FRONTEIRAS. Zeca explica a diferença entre samba de roda, partido alto e pagode. [S.l.]: YouTube, 2024, 2min07s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MUpsdMGYbcU>. Acesso em: 22 jan. 2025.
SITE PAPO DE SAMBA. Os Originais do Samba, em sua primeira formação, num feat com Wilson Simonal no Show do Dia 7. YouTube, 24 ago. 2023, 6min08s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Jv09LwhVdNg>. Acesso em: 29 abr. 2025.
JORGE BEN JOR. Os alquimistas estão chegando. [S.l.]: YouTube, 2018, 3min15s. Disponível em: <https://youtu.be/RZWl7CMRmMc?si=w8RbF6fqeyH9egNJ>. Acesso em: 28 abr. 2025.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )
