O cancioneiro dos sambas-enredo como expressão linguística de anseios do povo
a catarse na situacionalidade do carnaval
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56989Mots-clés :
Samba-enredo, Linguística, AnseiosRésumé
Neste artigo, fizemos uma abordagem sobre o cancioneiro do samba, especificamente sobre os sambas-enredo como expressão de anseios do povo. Tomamos como base a noção de catarse proposta por Fiorin (2019) para tratar da questão dos anseios e a de fator de situacionalidade estudado pela Linguística Textual (Fávero; Koch, 2005) para cuidar da situação de discurso em que o samba-enredo se realiza. Trouxemos o samba-enredo da União da Ilha do Governador (1991), compreendido por nós como expressão de anseios do povo. Temos o objetivo de apresentar a potencialidade do samba-enredo tanto para aliviar tensões quanto para identificar parte constitutiva do povo brasileiro. Como resultado, acreditamos que o fator linguístico-discursivo das composições lítero-musicais do carnaval dos desfiles das escolas de samba serve a finalidades que não somente as comunicativas, mas também a expressivas em termos de manifestações de anseios populares.,
Téléchargements
Références
AGUIAR, Joaquim. A poesia da canção. 2 ed. São Paulo: Scipione, 1996.
ALVARENGA, Claudia Helena; MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Eu sou o samba: retórica e identidade. In: NOGUERA, Renato; SILVEIRA, Ronie Alexandro Teles da; SCHAEFER, Sérgio (orgs.). O samba e a filosofia. Curitiba: Prismas, 2015.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
AUGRAS, Monique. O Brasil do samba-enredo. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução: Angela M. S. Corrêa & Ida Lúcia Machado. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2016.
D’OLIVET, Fabre. Música apresentada como Ciência e Arte: e o estudo de suas relações analógicas para com os Mistérios Religiosos, a Mitologia Antiga e a História do Mundo. Tradução: Marielza Corrêa. São Paulo: Madras, 2004.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Tradução: Eduardo Guimarães. 2. ed. São Paulo: Pontes, 2020.
ECO, Umberto. Os limites da interpretação. Tradução: Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2015.
EMEDIATO, Wander. Análise do discurso numa perspectiva enunciativa e pragmática. São Paulo: Ponte Editores, 2022.
FAGUET, Émile. A arte de ler. Tradução: Roseli Almeida Babosa. São Paulo: CEDET, 2021.
FARIAS, Julio Cesar. Para tudo não se acabar na quarta-feira: a linguagem do samba-enredo. Rio de Janeiro: Litteris, 2002.
FARIAS, Julio Cesar. O samba-enredo e o ensino da língua portuguesa e da literatura. Revista Interfaces – Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), n. 11, 2008.
FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore G. Villaça. Linguística Textual: introdução. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
FIORIN, José Luiz. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2019.
FRANCESCHI, Humberto M. Samba de sambar do Estácio: 1928 a 1931. São Paulo: IMS, 2010.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização: novas conferências introdutórias e outros textos (1930-1936). Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2010.
HEERS, Jacques. Carnavales y fiestas de locos: historia, ciencia e sociedad. Trad. Xavier Riu I Camps. Barcelona: Ediciones Península, 1988.
LOPES, Marcos Carvalho. A Filosofia e esta Gente que cultiva Hipocrisia. In: NOGUERA, Renato; SILVEIRA, Ronie Alexandro Teles da; SCHAEFER, Sérgio (Orgs.). O samba e a filosofia. Curitiba: Prismas, 2015.
LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antonio. Dicionário da História social do samba. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
MUSSA, Alberto; SIMAS, Luiz Antonio. Samba de enredo: história e arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. O Carnaval das Letras: literatura e folia no Rio de Janeiro do século XIX. 2 ed. São Paulo: Editora UNICAMP, 2004.
PINHEIRO, Marlene M. Soares. A travessia do avesso: sob o signo do carnaval. São Paulo: ANNABLUME, 1995.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Carnaval brasileiro: o vivido e o mito. São Paulo: Brasiliense, 1999.
ROSENFELD, Anatol. Negro, macumba e futebol. São Paulo: Perspectiva. 2013.
SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz; HADDOCK-LOBO, Rafael. Arruaças: uma filosofia popular brasileira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
SOIHET, Raquel. A subversão pelo riso: estudos sobre o carnaval carioca da Belle Époque ao tempo de Vargas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
TESSARI, Anthony Beux; RECH, Gelson Leonardo (orgs.). Cansioniero popolar (Cancioneiro popular). Caxias do Sul, RS: Educs, 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )
