A SÉRIE DE CRÔNICAS A+B, DE MACHADO DE ASSIS
Mots-clés :
Machado de Assis. Crônicas. Série A B. Forma literária. Realismo.Résumé
Este artigo tem o intuito de realizar uma abordagem analítica da série de crônicas A+B, publicada na Gazeta de Notícias, em 1886. Os elementos decisivos para esta análise envolvem características muito específicas observadas pela leitura das crônicas e que as diferenciam dentro do amplo universo da cronística machadiana. Alguns desses elementos são: a escolha do diálogo como forma para a constituição das crônicas; e a presença de João das Regras, lido como uma espécie de metteur-en-scène na pele de um narrador.
Téléchargements
Références
ASSIS, Machado de. Obra Completa, 4 vols. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2008.
BRAGA, Teófilo. História da Universidade de Coimbra nas suas Relações com a Instrução Pública Portuguesa. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1892-1902.
CANDIDO, Antonio. De cortiço a cortiço. In: . O discurso e a cidade. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2004. p. 105-129.
CARA, Salete de Almeida. Prefácio. In: Machado de Assis, Melhores Crônicas. Rio de Janeiro: Global, 2003.
CARVALHO, Sérgio (org.). Introdução ao teatro dialético: experimentos da Companhia do Latão. São Paulo: Expressão Popular/ Companhia do Latão, 2009.
CHALHOUB, Sidney. A arte de alinhavar histórias: a série A+B de Machado de Assis. In: . História em cousas miúdas: capítulos de história social da crônica no Brasil. Editora da Unicamp, 2005, p. 74.
COSTA, Iná Camargo. Sinta o drama. São Paulo: Editora Vozes, 1998.
GLEDSON, John. Bons dias! In: . Machado de Assis: ficção e história. Trad. Sônia Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
LIMA, Ludmylla Mendes. Tédio, conflito de superfície e teatralidade: uma leitura das formas em A+B e Esaú e Jacó. Tese (doutorado em Letras, Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) FFLCH ”“ USP, São Paulo, 2011.
PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Por trás das máscaras: Policarpo e os sentidos da festa. In: . O carnaval das letras: literatura e folia no Rio de Janeiro do século XIX.. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.
PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio et alii. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2002. p. 81-101.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Duas cidades, 2000.
SCHWARZ, Roberto. Leituras em competição. Novos Estudos CEBRAP, 75, julho, 2006. p. 61-79.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )