A SÉRIE DE CRÔNICAS A+B, DE MACHADO DE ASSIS
Palabras clave:
Machado de Assis. Crônicas. Série A B. Forma literária. Realismo.Resumen
Este artigo tem o intuito de realizar uma abordagem analítica da série de crônicas A+B, publicada na Gazeta de Notícias, em 1886. Os elementos decisivos para esta análise envolvem características muito específicas observadas pela leitura das crônicas e que as diferenciam dentro do amplo universo da cronística machadiana. Alguns desses elementos são: a escolha do diálogo como forma para a constituição das crônicas; e a presença de João das Regras, lido como uma espécie de metteur-en-scène na pele de um narrador.
Descargas
Citas
ASSIS, Machado de. Obra Completa, 4 vols. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2008.
BRAGA, Teófilo. História da Universidade de Coimbra nas suas Relações com a Instrução Pública Portuguesa. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1892-1902.
CANDIDO, Antonio. De cortiço a cortiço. In: . O discurso e a cidade. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2004. p. 105-129.
CARA, Salete de Almeida. Prefácio. In: Machado de Assis, Melhores Crônicas. Rio de Janeiro: Global, 2003.
CARVALHO, Sérgio (org.). Introdução ao teatro dialético: experimentos da Companhia do Latão. São Paulo: Expressão Popular/ Companhia do Latão, 2009.
CHALHOUB, Sidney. A arte de alinhavar histórias: a série A+B de Machado de Assis. In: . História em cousas miúdas: capítulos de história social da crônica no Brasil. Editora da Unicamp, 2005, p. 74.
COSTA, Iná Camargo. Sinta o drama. São Paulo: Editora Vozes, 1998.
GLEDSON, John. Bons dias! In: . Machado de Assis: ficção e história. Trad. Sônia Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
LIMA, Ludmylla Mendes. Tédio, conflito de superfície e teatralidade: uma leitura das formas em A+B e Esaú e Jacó. Tese (doutorado em Letras, Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) FFLCH ”“ USP, São Paulo, 2011.
PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Por trás das máscaras: Policarpo e os sentidos da festa. In: . O carnaval das letras: literatura e folia no Rio de Janeiro do século XIX.. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.
PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio et alii. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2002. p. 81-101.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Duas cidades, 2000.
SCHWARZ, Roberto. Leituras em competição. Novos Estudos CEBRAP, 75, julho, 2006. p. 61-79.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )