Apontamentos sobre a imagem da mulher na poesia brasileira de matriz colonial
dicotomias via ibéria
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56995Palabras clave:
Cancioneiro popular, Padre José de Anchieta, relações de gênero, poesia brasileira, patriarcadoResumen
O domínio técnico e artístico de poetas produz sentidos e efeitos que documentam aspectos de relação de gênero na formação da sociedade brasileira. O presente artigo apresenta o estudo de imagens poéticas de matriz colonial a partir da seleção recolhida na poesia de Padre José de Anchieta, publicados em 1954 e nos Cantos Populares do Brasil, coletados por Sílvio Romero de 1883. Tratam-se das imagens de “santa”, “salvadora”, “mulher da casa” e “mulher da rua”, retiradas da categoria “religiosidade” e “família” e que incorporam o “Catálogo de Imagens da Mulher na Poesia em Língua Portuguesa” (Grillo, no prelo). O estudo serve-se de conceitos como performatividade de gênero (Butler, 2018) e violência simbólica (Bourdieu, 2012), a fim de refletir sobre comportamentos inculcados no Brasil, pelo patriarcado de origem ibérica, tanto na poesia dita “erudita”, como no cancioneiro popular.
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