A questão do nacional-popular na dramaturgia / teatro do Brasil

Autores

  • Diógenes André Vieira Maciel Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Nacional-popular. Dramaturgia brasileira. Teatro brasileiro. Cultura.

Resumo

Trata-se de uma retomada do conceito gramsciano de nacional-popular, com vistas a um entendimento da maneira como ele vem sendo discutido ou assimilado pela crítica do par dramaturgia/teatro sob diferentes acepções. Associado, muitas vezes, apenas a um certo nível doutrinário de atuação política no âmbito da estética ou da organização da cultura junto a partidos de esquerda no Brasil, entre as décadas de 1950-80, o nacional-popular acabou tendo seu caráter contra-hegemônico eclipsado ao ser lido apenas pelos temas, tipos representados e associações doutrinárias, em detrimento da análise do ponto de vista popular da criação artística. Nestes termos, cabe uma discussão sobre o caráter popular de nossa cultura em seus diferentes níveis e relações com o público-destino.

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Biografia do Autor

Diógenes André Vieira Maciel, Universidade Estadual da Paraíba

Professor Doutor da UEPB, Campina Grande ”“ PB

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Publicado

27-10-2010

Como Citar

Maciel, D. A. V. (2010). A questão do nacional-popular na dramaturgia / teatro do Brasil. Revista Cerrados, 18(28). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25698

Edição

Seção

Mediações entre Estética e Política na Dramaturgia e no Teatro Brasileiro

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