Um Mestre Nada Ingênuo

Realismo e sátira em Alberto Caeiro

Autores

  • Gabriel de Amorim Leite UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i68.57646

Palavras-chave:

Alberto Caeiro, Fernando Pessoa, Sátira, Realismo, G. Lukács.

Resumo

Este artigo apresenta a obra de Alberto Caeiro, o Mestre Ingênuo de Fernando Pessoa, a partir de um diálogo entre seus poemas e o pensamento de filósofos como Feuerbach, Hegel e Marx. Analisa-se o poema VIII de O Guardador de Rebanhos, texto em que se evidencia o uso do método satírico de composição artística. Discute-se a questão da sátira, a partir da teoria de György Lukács, e sua ocorrência na obra de Alberto Caeiro — um poeta que encarna, de forma imediata, a contradição entre “o poeta como deve ser”, o poeta ideal, e “o poeta como é”, o poeta dissimulado — bem como na arquitetura farsesca da heteronímia pessoana. Apresentam-se, então, os heterônimos de Fernando Pessoa como atores de uma dramatização satírica em que se mimetizam o pensamento decadente burguês e a tendência diletante do intelectual moderno. Defende-se a ideia de que estaria nessa representação satírica alcançada pelo projeto literário de Pessoa, o trunfo realista de sua obra poética.

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Referências

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Publicado

30-08-2025

Como Citar

de Amorim Leite, G. (2025). Um Mestre Nada Ingênuo: Realismo e sátira em Alberto Caeiro. Revista Cerrados, 34(68). https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i68.57646

Edição

Seção

O realismo e sua atualidade: 25 anos de crítica literária dialética na UnB

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