Poesía Visual Iberoamericana y La Animaverbivocovisualidade ”“ AV3
Palabras clave:
Poesia, visual. Virtual. Multivocalidade. Hipermodernidade.Resumen
Presenta los fundamentos de la Comunicación Extensiva y de sus elementos de animaverbivocovisualidad (concepto propuesto por MIRANDA Y SIMEÃO): hipermidiación, interactividad, hiperactualización, movilidad, ubicuidad y multivocalidad, siguiendo los postulados teóricos de Karl R, Popper de la Teoría del Conocimiento Objetivo y de la Teoría de la Complejidad, de Edgar Morin. El AV3 presupone un amálgama de los recursos verbales, vocales y imagéticos conforme las capacidade creativa (poiesis) del proceso creador, en su dimensión de anima (tanto en el sentido de alma creadora y estética y el uso de las tecnologías en la arquitextura de la poesía y de otros textos. Texto ilustrado con poemas visuales y electrónicos de autores iberoamericanos.
Descargas
Citas
AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994. 111 p (Coleção Travessia do Século).
BARRETO, Aldo. Fronteiras da ciência da informação. Uma análise sobre a importância e a urgência de controle dos conteúdos em formato digital na Internet. Sarita Albagli, organizadora. ”“ Brasília, DF: IBICT, 2013. 260p.
CAMPOS, Roland de Azevedo. Arteciência ”“ afluência de signos co-moventes. São Paulo: perspectiva, 2003. 160p. ISBN 85 273 06689.
CASTELLS, Manuel. A galáxia Internet: reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003
CHARTIER, Roger. Navegar é preciso. Entrevista. Disponível em: <http://babel.no.com.br>. Acesso em: 2001.
DODEBEI, Vera; GOUVEIA, Inês. Memória do futuro no ciberespaço: entre lembrar e esquecer. DataGramaZero ”“ Revista de Ciência da Informação, v.9, n. 5 out. 08.
FENELLOSA, Ernest. “Os caracteres da escrita chinesa como instrumento para a poesia”. In: IDEOGRAMA; lógica, poesia, linguagem; org. Haroldo de Campos. São Paulo: Edusp, 2000. p. 109-148.
LEVY, Pierre. A esfera semântica. Tomo I : Computação, cognição, economia da informação. São Paulo: Annablume, 2014.522 p (Coleção Atopos) ISBN 978-85-391-0630-1.
MASUDA, Ioneji. A sociedade da Informação como sociedade pós-industrial. Rio de Janeiro, Rio, 1982.
MENDONÇA, Valéria. Os processos de comunicação e o modelo “todos-Todos”: uma relação possível co o programa saúde da família. Brasília: CID/UnB/Nesp, 2007. Acessível em <http://issuu.com/antoniomiranda/docs/o_processo_de_comunicacao_e_o_modelo_todos_todos>.
MENEZES, Philadelpho. Roteiro de Leitura: Poesia Concreta e Visual. São Paulo: Editora Ática, 1998. 144 p. ISBN 85-08-07211-2.
MIRANDA, Antonio. Criatividade e poiesis: Poesia visual e animaverbivocovisualidade - a convergência tecnológica no campo digital. Acessível em <http://prezi.com/j3ks-w7swktn/criatividade-e-poiesis/>.
MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. 72 p.
PONTUAL, Roberto. Obra crítica / Organização Izabela Puru, Jacqueline Medeiros. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013, ISBN 978-85-7920-127-0.
POPER, Karl R. Conjecturas e refutações. Brasília: Editora da UnB, 1980. 449 p.
POPPER, Karl R. (1986) - Objective knowledge : an evolutionary approach / Karl R. Popper.- [Rev.ed.].- Oxford : Clarendon Press, [1986].- X, 395 p.
SANTAELLA, M. L. ; Santaella, Lucia . Teoria geral dos signos. Semiose e autogeração. 2. ed. São Paulo: Ática, 1995. 199 p.
SIMEÃO, Elmira. O modelo de comunicação extensiva e as implicações no contexto da comunicação científica: metodologia para mensuração de indicadores do formato eletrônico em rede. In: CONFERÊNCIA IBEROAMERICANA DE PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO CIENTÃFICA, 1., 2006, Brasília. Anais... Brasília: Universidade de Brasília, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )