As vozes que falam no eu-lírico: a autoria na poesia de Manoel de Barros

Autores

  • Valéria Brisolara UniRitter
  • Roberto Medina

Palavras-chave:

Autoria. Poesia. “Eulíricol”. Manoel de Barros.

Resumo

Questões ligadas à autoria têm sido muito estudadas, mas percebe-se claramente a ausência de estudos relacionando autoria e poesia. Um dos raros estudos sobre o tema é realizado por Dominique Combe, embora o autor não use explicitamente o termo autoria. Nas próprias palavras, a sua proposta é discutir a questão do eu-lírico e a sua relação com o autor. Tomando as discussões propostas por Combe como ponto de partida, o objetivo deste artigo é primeiramente discutir questões relacionando autoria e poesia para, posteriormente, analisar algumas vozes autorais na poesia de Manoel de Barros, cotejando o debate com aspectos bakhtinianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agamben, Giorgio. Profanazioni. Roma: Nottetempo, 2005.

Agra, Ana Maria. Poemas em dor maior. Brasília: Thesaurus/Asefe, 1992.

Bakhtin, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

Bakhtin, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1920 -1924], p. 3-186.

Bakhtin, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: Questões de estética e de literatura: a teoria do romance. Tradução

de Aurora FornoniBernardine et al. São Paulo: unesp, 1993 [1923-1924], p. 13-70.

Barros, Manoel de. Livro sobre Nada. Rio de Janeiro: Record, 1996.

Barros, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: LeYa, 2013.

Barros, Manoel. Tratado geral das grandezas do ínfimo. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

Barros, Manoel. O livro das Ignorãças. 8ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2009.

Barthes, Roland. O rumor da língua. Prefácio Leyla Perrone Moisés; tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Barthes, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1989.

Barthes, Roland. Sade, Fourier, Loyola. São Paulo, SP: Brasiliense, 1971.

Barthes, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Editora Perspectiva, 1996. (1973).

Burke, Seán. The Death and return of the author: criticism and subjectivity in Barthes, Foucault and Derrida. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1992.

Burke, Seán. The Ethics of writing: Authorship and Responsibility in Plato, Nietzsche, Levinas (and Derrida). Edinburgh: Edinburgh University Press, 2011.

Chartier, Roger. Figuras do autor. In: chartier, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos xiv e xviii. Brasília: unb, 1994.

Clark, Katerina; HolQuist, Michael. Mikhail Bakhtin (Trad. J. Guinsburg). São Paulo: Perspectiva, 2004.

Combe, Dominique. A Referência Desdobrada. O Sujeito-lírico entre a ficção e a autobiografia. revista usp, São Paulo, n.84, p. 112-128, dezembro/fevereiro 2009/2010.

Derrida, Jacques. A escritura e a diferença. 2. ed., São Paulo: Perspectiva, 2009.

Eckert-Hoff, Beatriz; Coracini, Maria José. (Org.) Escrit(ur)a de si e alteridade no espaço papel-tela. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

Eco, Umberto. Obra aberta. Forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas, trad. de Giovanni Cutolo, São Paulo: Perspectiva, 2005.

Eco, Umberto. Os limites da Interpretação. 2ª ed. São Paulo Perspectiva, 2004. [1990]

Eco, Umberto. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Eco, Umberto. Lector in fabula. A cooperação interpretativa nos textos narrativos, trad. de AttílioCancian. São Paulo: Perspectiva, 1979.

Eco, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das letras, 1994.

Faraco, A. F. Autor e autoria. In: brait, B.(org). Bakhtinconceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2008.

Foucault, Michel. O que é um autor? Trad. António F. Cascais e Eduardo Cordeiro. 6ª ed. Lisboa: Nova Vega, 2006.

Jobim e Souza, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamim. Campinas: Papirus, 1994. (Coleção Magistério, formação e trabalho)

Linhares, A. R. F. Memórias inventadas: figurações do sujeito na escrita autobiográfica de Manoel de Barros. Rio Grande. Dissertação (Mestrado em História da Literatura). Universidade Federal do Rio Grande, 2006.

Nuto, João Vianney Cavalcanti. Dostoiévski e Bakhtin: a filosofia da composição e a composição da filosofia. In: Bakhtiniana, São Paulo, 6 (1): 129-142, Ago./Dez. 2011.

Péres, Daniel Pereira. Autoria e subjetividade lírica em Manoel de Barros: estudo sobre os elementos paratextuais. 2012. 186 f. Dissertação (Mestrado)-

-Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

Perrone-Moises, Leyla. Flores na escrivaninha ”“ Ensaios. 1.ª Reimpressão. São Paulo, Cia. Das Letras, 1998.

Perrone-Moisés, Leyla. Literatura Comparada, Intertexto e Antropofagia. In: Flores da escrivaninha. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

Pires, Vera. Autoria em Bakhtin. nuto, João Vianney Cavalcanti (org.).In: Personas autorais. Brasília: Siglaviva, 2016.

Rancière, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Ed.34, 2009.

Downloads

Publicado

27-12-2016

Como Citar

Brisolara, V., & Medina, R. (2016). As vozes que falam no eu-lírico: a autoria na poesia de Manoel de Barros. Revista Cerrados, 25(42), 322–341. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25339

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Literatura: Tensões, Polêmicas e Processos.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.