“Whe talk about us”

slam at school, the voice that tells our story

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v33i65.54118

Keywords:

orality and corporeality, peripheral powers, education, spoken poetry

Abstract

This article is created together with experiences of spoken poetry – Slam – at school. Poetry Slam is a cultural manifestation that revolves around oral and bodily poetic expression. A manifestation linked to the HIP-HOP movement, initially, is the effect of movements of young black people and those from the outskirts of large cities. Today, it is spread across different territories. Its themes are focused on the fight against racism, denouncing class, gender and sexuality inequalities. In this work, the research takes place alongside poetic experiences and workshops in public schools in the city of Juiz de Fora (MG). What emerges from the interventions of orality and poetic corporeality in schools? Affected by this question, this article brings verses created by the participants – students and elementary school students – in the exercise of telling their own narratives and reflections around orality, another corporeality and writing that becomes peripheral to what is given hegemonically.

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Author Biographies

Tarcísio Moreira Mendes , Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Esquizoeducação e mestre esquizito em Educação pelo PPGE/FACED/UFJF. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Conchas (2017). Especialista em Teatro e Dança na Educação pela Faculdade Angel Vianna/RJ (2011). Iniciou estudos na FALE/UFJF (2004) destacando o interesse pela Linguística Cognitiva e a Teoria Literária. Desterritorializado, segue a linha em arte e ingressa no Curso de Artes Cênicas da UFOP, bacharelado em interpretação, concluído em agosto/2009. Investiga a relação entre o labirinto da Linguagem (CLARETO;ROTONDO) e Arte e Loucura e Educação e Filosofia e Raça e Gênero e Sexualidade e e e... desdobradas nos encontros e encantos de máquinas como Achille Mbembe, Oyèrónke Oyěwùmí, Antônio Bispo dos Santos, Ailton Krenak e Angel e Klauss Vianna e Augusto Boal e Gilles Deleuze e Félix Guattari e Michel Foucault e Friedrich Nietzsche e Peter Pál Pelbart e o papel do artista na sua atualidade. É ator e performer e professor de arte, próximo ao Caps e pesquisador associado ao Travessia Grupo de Pesquisa - certificado pelo CNPq. Foi professor substituto do Magistério Superior do Curso de Teatro do DELAC/UFSJ (2017/01). Está novamente como professor substituto, agora, no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (NEPP-DH), órgão suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ.

Sônia Maria Clareto , Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF, atuando nos níveis de mestrado e doutorado. Vem ocupando a coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFJF desde julho de 2020. Tem interesse em educação, e em educação matemática, com foco na pesquisa na sala de aula, em especial na sala de aula de matemática. Tem interesse também no processo de formação docente, em seus aspectos éticos estéticos políticos econômicos raciais e de gênero. Outros temas de interesse: etnomatemática e experimentação com educação em suas desdobras com arte, ciência e filosofia, no encontro com Nietzsche, Deleuze e Guattari. Líder do Travessia Grupo de Pesquisa, cadastrado e certificado pelo CNPq, abrigado no Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia NEC/FACED/UFJF. Realizou (2014-2016) o pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com a supervisão do prof. Dr. Antônio Vicente Marafioti Garnica. Fez mestrado (1993) e doutorado (2003) em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e se graduou em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987).

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Published

2024-08-31

How to Cite

Conceição, L., Moreira Mendes , T., & Clareto , S. M. (2024). “Whe talk about us”: slam at school, the voice that tells our story. Revista Cerrados, 33(65), 147–157. https://doi.org/10.26512/cerrados.v33i65.54118