Montando o quebra-cabeça de Coetzee em Diário de um ano ruim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i63.46879

Palavras-chave:

Diário de um ano ruim, Coetzee, Jogo literário, Fragmentação, Rizoma

Resumo

Neste trabalho voltamo-nos a Diário de um ano ruim (2007), de J. M. Coetzee, no qual consegue entrelaçar mundos possíveis fragmentários não apenas no nível semântico, como também estilística e estruturalmente. Assim, buscamos observar o modo como seu texto empreende um jogo literário que confunde o leitor, forçando-o a confrontar possibilidades infinitas de escolha, ao mesmo tempo em que o obriga a participar de seu quebra-cabeça, levando-o a refletir sobre certas concepções, tais como as de uma identidade una.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Jacobsen, Universidade Federal do Sul e Sudoeste do Pará

É professora adjunta do magistério superior, na Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (FALET) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na cidade de Marabá-PA. Possui graduação em Licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco (2014), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2016) e doutorado em Letras pela mesma instituição (2021).

Juliana Prestes, Universidade Federal de Santa Maria

É Doutora e Mestra em Letras Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Graduada em Letras pelo Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Câmpus Pato Branco e tem Especialização em TIC aplicadas à educação - EaD, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é professora de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental - Anos Finais, em escola privada e em cursinho preparatório, tutora EaD no curso de Letras Português e Literatura da UAB/UFSM e coorientadora de PIBIC Ensino Médio na UFSM.

Anselmo Peres Alós, Universidade Federal de Santa Maria

Anselmo Peres Alós possui Graduação em Letras (2002) e Doutorado em Letras (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor Associado II na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na cidade de Santa Maria/RS.. É Líder do Grupo de Pesquisa Trânsitos teóricos e deslocamentos epistêmicos: feminismos, estudos de gênero e teoria queer, criado em 2012 e cadastrado junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) desde 2017. Membro da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (AFROLIC) desde 2016. Membro do Comitê Assessor de Ciências Humanas e Sociais (incluindo Letras e Artes) da Fundação de Amparo à Ciência do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Membro do Comitê Assessor de Letras e Artes da Fundação de Amparo à Ciência do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Gestão 2022-2025. Membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC).

Referências

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1977.

COETZEE, J. M. Diário um ano ruim. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Introdução: rizoma. In: DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 1995.

ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2012.

ECO, Umberto. Pós-escrito a O Nome da Rosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 21. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história – teoria – ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

REIS, Carlos. Textualização do espaço e espacialização do texto. RUA-L: Revista da Universidade de Aveiro, n. 2, Coimbra: Universidade de Aveiro, 2013-2014, p. 105-118. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/rual2/article/view/3711/3416>. Acesso em: 10 de julho de 2017.

Downloads

Publicado

28-12-2023

Como Citar

Oliveria, A. L. J. de, Oliveira, J. P. de, & Alós, A. P. (2023). Montando o quebra-cabeça de Coetzee em Diário de um ano ruim. Revista Cerrados, 32(63), 108–117. https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i63.46879

Edição

Seção

Dossiê - Epistemologia do romance: diálogos e aproximações teóricas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.