Identidades emolduradas

a legitimação do imaginário colonialista em Admiring silence e No longer at ease

Autores

  • Luccas César Bach UFRGS
  • Gerson Roberto Neumann UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i61.45778

Palavras-chave:

Abdulrazak Gurnah, Chinua Achebe, identidades, literatura de língua inglesa

Resumo

O presente trabalho busca analisar como as identidades no discurso colonial são mantidas através da repetição de signos estereotipados. As obras Admiring silence (1996), de Abdulrazak Gurnah, e No longer at ease (1960), de Chinua Achebe, apresentam as várias narrativas que perpassam o cotidiano do sujeito africano que habita a fronteira entre o sujeito nativo e o europeu, ou entre colonizado e colonizador. É nessa existência aparentemente binária que os protagonistas se desfazem, perdendo a si mesmos na impossibilidade contextual de viverem a hibridização cultural do imigrante. Tendo em vista os temas centrais a serem trabalhados, a base teórica desse estudo será composta pelos escritos de Homi Bhabha, Stuart Hall, V. Y. Mudimbe, entre outros.

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Referências

ACHEBE, C. No longer at ease. Nova York: Anchor Books, 1994.

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Publicado

31-05-2023

Como Citar

Bach, L. C., & Neumann, G. R. (2023). Identidades emolduradas: a legitimação do imaginário colonialista em Admiring silence e No longer at ease. Revista Cerrados, 32(61), 19–32. https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i61.45778

Edição

Seção

Dossiê - Literaturas africanas e afrodiaspóricas: escritas emancipatórias

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