Arte e educação com as plantas:
imagens e poesia no ensino de botânica
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i60.42996Palavras-chave:
ilustração botânica, arte, percepção, representação, sensibilizaçãoResumo
O foco do presente trabalho está na confluência entre ciência, arte e educação. Discute-se a potência do comportamento poético e do fazer artístico em nos possibilitar experiências de percepção em contato com as plantas. Partindo da dicotomia que marca discursos de ilustradores botânicos e de professores da área de ensino de Botânica, focada na diferença entre representação científica e criação artística, tentamos uma via conciliatória, a partir do pressuposto de que, independente da intencionalidade que faz resultar diferentes imagens, o contato primordial com os corpos vegetais já significou uma experiência de compartilhamento. Nesse ponto, problematiza-se a ausência de contato com os corpos vivos de animais e plantas nas práticas pedagógicas em ambiente escolar. Chegamos, assim, a uma ideia de ensino que conjuga conhecimento e sensibilização, importante passo para uma educação não especista.
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