Lukács e a rememoração do passado. A propósito da noção de Pathosformeln de AbyWarburg em Medo, violência e terror: quatro ensaios de iconografia política de Carlo Ginzburg

Autores

  • Juarez Torres Duayer

Palavras-chave:

Arte e historicidade. A arte como autoconsciência da humanidade. Ontologia.

Resumo

Em seus ensaios, Ginzburg reivindica a noção de Pathosformeln de Warburg na transmissão de imagens através da história e remete a tensão não resolvida entre o histórico e o morfológico a um campo de pesquisa que considera inexplorado, o das relações entre arte, história e neurociência cognitiva. Esta questão é tratada aqui de uma perspectiva distinta: este texto se baseia na asserção de Lukács de que a rememoração do passado pela humanidade é uma necessidade ontológica e inclui a arte.

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Publicado

30-12-2015

Como Citar

Duayer, J. T. (2015). Lukács e a rememoração do passado. A propósito da noção de Pathosformeln de AbyWarburg em Medo, violência e terror: quatro ensaios de iconografia política de Carlo Ginzburg. Revista Cerrados, 24(39). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25713

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