A COMPOSIÇÃO DO RETRATO DA DONNA SEGUNDO PRECEITOS DA ARS LAUDANDI E SUA CONTRAFAÇÃO EM RETRATO COMPOSTO COM METÁFORAS DE DOCE EM FÊNIX RENASCIDA

Autores

  • Marcello Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Retrato poético; Retrato da donna; Técnicas de composição; Técnicas de notação; Contrafação.

Resumo

Abundam em Fênix Renascida e Postilhão de Apolo poemas intitulados genericamente “retrato”, sendo a grande maioria pertencente ao subgênero elogioso do epidítico, compostos por aplicação de preceitos da ars laudandi. Neste estudo, detemo-nos apenas na análise de retratos da donna ao modo petrarquista com o objetivo de especificar as técnicas discursivas empregadas em sua constituição. Por fim, analisamos uma contrafação dos retratos de donna, ao nos deter em poema cômico em que uma rapariga é retratada com metáforas de doce.

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Referências

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Publicado

30-09-2021

Como Citar

Moreira, M. (2021). A COMPOSIÇÃO DO RETRATO DA DONNA SEGUNDO PRECEITOS DA ARS LAUDANDI E SUA CONTRAFAÇÃO EM RETRATO COMPOSTO COM METÁFORAS DE DOCE EM FÊNIX RENASCIDA. Revista Cerrados, 30(56), 78–90. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/34751

Edição

Seção

Dossiê: Artes e Letras nos séculos XVI e XVII

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