O Modernismo de Gertrude Stein

racismo e o cubismo literário em “Melanctha” (1909)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i59.39532

Palavras-chave:

Plurivocalismo, Gertrude Stein, Three Lives, Melanctha, Bakhtin

Resumo

O presente artigo pretende compreender o funcionamento inter-racial no discurso plurivocálico, do conto “Melanctha”, parte do livro Three Lives (1909), de Gertrude Stein. Por meio da análise objetivou-se identificar essas vozes, como representações da negritude e da branquidade e estabelecer os parâmetros que determinam esses relacionamentos. Como resultados finais, identificamos que “Melanctha” subverte o racismo e transforma-o em um mecanismo de opressão transvestido de opiniões emitidas por personagens negros, a partir do desenvolvimento do Cubismo Literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmine Louro, UFT/UEMASUL

Mestre em Letras, com linha de pesquisa em Teoria, Crítica e Comparatismo, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Pós-graduanda em Literatura em Língua Inglesa pela Faculdade de Educação São Luís. Graduada em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Participa do GEPLALA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguistica Aplicada e Literaturas Anglófonas da UEMASUL.

Cielo Griselda Festino, UNIP/UFT

Doutora em literatura indiana de língua inglesa pela USP. Fez um programa de pós-doutorado sobre o conto nas línguas vernáculas da Índia, de autoria feminina, na Universidade Federal de Minas Gerais (2010-2012). É professora de literaturas de língua inglesa na Universidade Paulista, São Paulo e professora colaboradora do programa de Mestrado da Universidade Federal de Tocantins. É membro do projeto temático "Pensando Goa. Uma Biblioteca Singular em Língua Portuguesa" (USP/FAPESP). 

Referências


Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

Louro, Y., & Griselda Festino, C. (2022). O Modernismo de Gertrude Stein: racismo e o cubismo literário em “Melanctha” (1909) . Revista Cerrados, 31(59), 52–67. https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i59.39532

Edição

Seção

Dossiê - Modernismos e modernidades na literatura e nas artes

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.