Poéticas do feminino: resquícios de cores na literatura de Raquel Naveira

Autores

  • Grazielli Alves de Lima  Universidade Federal da Grande Dourados
  • Paulo Sérgio Nolasco dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

escrita feminina. pintura. poesia. Raquel Naveira.

Resumo

Este trabalho tem como foco inicial a representação de figuras femininas, transpostas de linguagens pictóricas para a poética da escritora sul-mato-grossense Raquel Naveira. Como eixo inicial, a discussão deste artigo centra-se, primeiramente, em uma sucinta abordagem teórica dos conceitos intermidiáticos. Posteriormente, abordaremos os aspectos pictóricos na poética da escritora referida, tendo olhar voltado para a relevante representação de figuras femininas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grazielli Alves de Lima , Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Literatura e Práticas Culturais, na Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, Dourados, MS

Paulo Sérgio Nolasco dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, Dourados, MS

Referências

BONNICI, Thomas. Teoria crítica e literária feminista: conceitos e tendências. Maringá: Eduem, 2007.
CHISINI, J. “Raquel Naveira: a fiandeira de textos poéticos”. In: SANTOS, P. S. N. dos et al. (org.). Ensaios farpados: arte e cultura no pantanal e no cerrado. 2ª ed. rev. e ampl. Campo Grande: Editora
UCDB; Editora UFMS, 2004. p.173-87.
CLÜVER, Claus. “Intermedialidade e Estudos Interartes”. In: NITRINI, Sandra; PEREIRA, Helena B. C.; LEONEL, Maria Célia; HOSSNE, Andrea Saad; BASTAZIN, Vera; LEVIN, Orna (org.). Literatura, artes, saberes. São Paulo: Editora Hucitec, 2008. p. 209-32.
COSTA, João Sebastião. Retina pagã. Cuiabá: Editora da UFMT, 2005.
COUTO, Alda Maria Quadros do. “Os pincéis kafkianos de João Sebastião”. Revista Raído. Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD, Dourados; MS, v. 1, n. 2, 2009, p. 33-56.
CHISINI, J. “Raquel Naveira: a fiandeira de textos poéticos”. Folha de São Paulo. “Especial 2”, 29/06/2002. In: SANTOS, P. S. N. dos et al. (org.). Ensaios farpados: arte e cultura no pantanal e no
cerrado. 2ª ed. rev. e ampl. Campo Grande: Editora UCDB; Editora UFMS, 2004. p.173-87.
GONÇALVES, Aguinaldo José. “Relações homológicas entre literatura e artes plásticas: algumas considerações”. Literatura e sociedade: Revista de teoria literária e literatura comparada. FFLCH, USP. nº 2, São Paulo, 1997, p. 56-68.
LISPECTOR, Clarice. Água viva. Disponível em: http://www.umascores.com.br/blog/wp-content/uploads/livros/clarice_lispector/agua_viva.pdf. Acesso em: 14 mar. 2011.
MAGALHÃES, Roberto Carvalho de. “A pintura na literatura”. Literatura e Sociedade: Revista de Teoria Literária e Literatura Comparada, São Paulo, FFLCH, nº 2, 1992, p. 69-88.
NAVEIRA, Raquel. Caminhos de bicicleta. São Paulo: Miró, 2010.
NAVEIRA, Raquel. “Literatura de autoria feminina”. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia (org.) Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. Maringá: Eduem, 2009. p. 327-36.
NAVEIRA, Raquel. Portão de ferro. São Paulo: Escrituras, 2006.
NAVEIRA, Raquel. Senhora. São Paulo: Escrituras, 1999.
NAVEIRA, Raquel. Casa de Tecla. São Paulo: Escrituras, 1998.
NAVEIRA, Raquel. Fonte luminosa. São Paulo: Massao Ohno, 1990.
NAVEIRA, Raquel. Via sacra. Campo Grande-MS: Sergraph, 1989.
OLIVEIRA, Valdevino Soares de. Poesia e pintura: um diálogo em três dimensões. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
POUND, Ezra. ABC da literatura. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1990.
RIGOTTI, Paulo Roberto. Imaginário e representação na pintura de Lídia Baís. Dourados-MS: Editora UEMS; Editora UFGD, 2009.
ROSA, Maria da Glória Sá; DUNCAN, Idara; PENTEADO, Yara (org.). Artes plásticas em Mato Grosso do Sul. Campo Grande-MS: Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso do Sul, 2005.
SANTOS, Paulo S. N.; LIMBERTI, Rita de C. P. “Ecocrítica e/ou crítica cultural verde: a identidade construída pelo pertencimento”. In: RIGOTTI, Paulo R. (org.). UNIARTE: textos escolhidos. Dourados-MS: Seriema, 2009. p. 169-81.
SOURIAU, Etienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. 3 ed. São Paulo:
Cultrix, 1983. p. 3-37.
ZOLIN, Lúcia. “Crítica feminista”. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia (org.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. Maringá: Eduem, 2009. p. 217-42.

Downloads

Publicado

03-10-2011

Como Citar

Lima , G. A. de, & Santos, P. S. N. dos. (2011). Poéticas do feminino: resquícios de cores na literatura de Raquel Naveira. Revista Cerrados, 20(31). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/26101