Poesia Visual Ibero-Americana 3 Animaverbivocovisualidade ”“ AV3

Autores

  • Antonio Miranda Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Poesia, visual. Virtual. Multivocalidade. Hipermodernidade.

Resumo

Apresenta os fundamentos da Comunicação Extensiva e de seus elementos de animaverbivocovisualidade (conceito proposto por MIRANDA e SIMEÃO) englobando a hipermidiação, a interatividade, a hiperatualização, a mobilidade, a ubiquidade e a multivocalidade, segundo os postulados teóricos de Karl R. Popper da Teoria do Conhecimento Objetivo e da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. O AV3 pressupõe uma amálgama dos recursos verbais, vocais e imagéticos conforme as capacidades criativas (poiesis) do processo criador, em sua dimensão de anima (tanto no sentido da alma criadora e estética e o uso das tecnologias na arquitextura da poesia e de outros textos. Texto ilustrado com poemas visuais e eletrônicos de autores ibero-americanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Miranda, Universidade de Brasília

Antonio Lisboa Carvalho de Miranda, bibliotecólogo pela Universidad Central de Venezuela (1970), Master in Information Science pela Loughborough University of Technology, Doutor em Comunicação pela ECA/ Universidade de São Paulo, Professor Titular e Emérito da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Poeta e dramaturgo, autor de mais de 40 títulos de livros de poesia, livros técnicos e ficção publicados em Português, Espanhol, Italiano, Russo e centenas de artigos científicos, resenhas, trabalhos em congressos e seminários nacionais e internacional. Atual Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília. Dirige o Portal de Poesia Ibero-americana: http://www.antoniomiranda.com.br/

Referências

AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994. 111 p (Coleção Travessia do Século).

BARRETO, Aldo. Fronteiras da ciência da informação. Uma análise sobre a importância e a urgência de controle dos conteúdos em formato digital na Internet. Sarita Albagli, organizadora. ”“ Brasília, DF: IBICT, 2013. 260p.

CAMPOS, Roland de Azevedo. Arteciência ”“ afluência de signos co-moventes. São Paulo: perspectiva, 2003. 160p. ISBN 85 273 06689.

CASTELLS, Manuel. A galáxia Internet: reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003

CHARTIER, Roger. Navegar é preciso. Entrevista. Disponível em: <http://babel.no.com.br>. Acesso em: 2001.

DODEBEI, Vera; GOUVEIA, Inês. Memória do futuro no ciberespaço: entre lembrar e esquecer. DataGramaZero ”“ Revista de Ciência da Informação, v.9, n. 5 out. 08.

FENELLOSA, Ernest. “Os caracteres da escrita chinesa como instrumento para a poesia”. In: IDEOGRAMA; lógica, poesia, linguagem; org. Haroldo de Campos. São Paulo: Edusp, 2000. p. 109-148.

LEVY, Pierre. A esfera semântica. Tomo I : Computação, cognição, economia da informação. São Paulo: Annablume, 2014.522 p (Coleção Atopos) ISBN 978-85-391-0630-1.

MASUDA, Ioneji. A sociedade da Informação como sociedade pós-industrial. Rio de Janeiro, Rio, 1982.

MENDONÇA, Valéria. Os processos de comunicação e o modelo “todos-Todos”: uma relação possível co o programa saúde da família. Brasília: CID/UnB/Nesp, 2007. Acessível em <http://issuu.com/antoniomiranda/docs/o_processo_de_comunicacao_e_o_modelo_todos_todos>.

MENEZES, Philadelpho. Roteiro de Leitura: Poesia Concreta e Visual. São Paulo: Editora Ática, 1998. 144 p. ISBN 85-08-07211-2.

MIRANDA, Antonio. Criatividade e poiesis: Poesia visual e animaverbivocovisualidade - a convergência tecnológica no campo digital. Acessível em <http://prezi.com/j3ks-w7swktn/criatividade-e-poiesis/>.

MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. 72 p.

PONTUAL, Roberto. Obra crítica / Organização Izabela Puru, Jacqueline Medeiros. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013, ISBN 978-85-7920-127-0.

POPER, Karl R. Conjecturas e refutações. Brasília: Editora da UnB, 1980. 449 p.

POPPER, Karl R. (1986) - Objective knowledge : an evolutionary approach / Karl R. Popper.- [Rev.ed.].- Oxford : Clarendon Press, [1986].- X, 395 p.

SANTAELLA, M. L. ; Santaella, Lucia . Teoria geral dos signos. Semiose e autogeração. 2. ed. São Paulo: Ática, 1995. 199 p.

SIMEÃO, Elmira. O modelo de comunicação extensiva e as implicações no contexto da comunicação científica: metodologia para mensuração de indicadores do formato eletrônico em rede. In: CONFERÊNCIA IBEROAMERICANA DE PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO CIENTÃFICA, 1., 2006, Brasília. Anais... Brasília: Universidade de Brasília, 2006.

Downloads

Publicado

12-08-2015

Como Citar

Miranda, A. (2015). Poesia Visual Ibero-Americana 3 Animaverbivocovisualidade ”“ AV3. Revista Cerrados, 23(38). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25807

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.