Esse Corpo Não É Meu! Uma Análise sobre o “Corpo-Consumo” e a Lógica do Mercado em Mano de Obra e Impuesto a La Carne, de Diamela Eltit

Autores

  • Juliana de Jesus Amorim Pádua Universidade de Brasília
  • Elga Pérez-Laborde Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Mercado. Corpos. Diamela Eltit. Mundo globalizado.

Resumo

Na lógica de mercado, os corpos são o elemento necessário na busca alucinada pela satisfação, a verdadeira moeda de troca. E é dentro dessa dicotômica relação que Diamela Eltit estabelece jogos linguísticos e narrativos que levam o leitor a profundas reflexões sobre as consequências de um mundo globalizado e excludente. Nesse contexto, duas obras se destacam por desvelarem essa degradação por trás da sedução perversa do capitalismo. Em Mano de obra, homens e mulheres são ocupantes de um espaço globalizado e degradante; já em Impuesto a la carne, os espectros femininos são seres errantes, e tentam sobreviver no espaço inóspito de um hospital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Jesus Amorim Pádua, Universidade de Brasília

Mestre em Literatura no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB.

Elga Pérez-Laborde, Universidade de Brasília

Professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. Líder do grupo de pesquisa Literatura Latino-americana Contemporânea.

Referências

BAUDRILLARD, Jean. À sombra das maiorias silenciosas: O fim do social e o surgimento das massas. Tradução de Suely Bastos, 2ª ed. São Paulo: editora brasiliense, 1985.

_______________. Simulacros e Simulação. Tradução de Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d´Água, 1991.

CARREÑO BOLÃVAR, Rubí. Diamela Eltit: redes locales, redes globales. Santiago de Chile: Iberoamericana Editorial, 2009.

ELTIT, Diamela. El Padre Mío. Santiago de Chile: Francisco Zegers Editor, 1989.

_______________. Emergencias: escritos sobre literatura, arte y política. Primera edición. Santiago de Chile: Grupo Editorial Planeta, Junio del 2000.

_______________. Mano de obra. Santiago de Chile: Seix Barral, 2005.

_______________. Por la patria. Santiago de Chile: Seix Barral, 2007.

_______________. Lumpérica. Santiago de Chile: Seix Barral, 2008.

_______________. Signos vitales. Escritos sobre literatura, arte y política. 1ª ed., Santiago de Chile: Ediciones Universidad Diego Portales, 2008b.

_______________. Impuesto a La carne. Santiago de Chile: Seix Barral, Biblioteca Breve, 2010.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 8ª ed., Rio de Janeiro: Edições Graal, 1989.

_____________. Vigiar e punir: História da Violência nas Prisões. Tradução de Raquel Ramalhete. 33ª ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

______________. História da loucura: na Idade Clássica. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2007b.

JAMESON, Fredric. A virada cultural: reflexões sobre o pós-modernismo. Tradução de Carolina Araújo; revisão técnica: Danilo Marcondes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LABORDE, Elga Pérez. Traços de um Outro Mapa: literatura contemporânea nas Américas. Organizadores: Alexandre Moraes, Rafaela Scardino. In: As emergências de Diamela Eltit: na poética do malestar e na resistência política secreta. Vitória: EDUFES, 2013, p. 277-290.

LIPOVETSKY, Gilles. A Felicidade Paradoxal. Ensaio sobre a Sociedade de Hiperconsumo. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

PÁDUA, Juliana de Jesus Amorim Pádua. Os corpos que restam: signos marginais na poética de Diamela Eltit. Fragmentos da dor e do gozo em Lumpérica e Vaca Sagrada. Dissertação (Mestrado em Literatura e Práticas Sociais) ”“ Universidade de Brasília, 2009.

PEDRON, Denise Araújo. In: Um olhar sobre a perfomatividade na cultura contemporânea: a performance como conceito e a produção artística de Diamela Eltit. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. Disponível em <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/ALDR >. Acesso em:10 dez. 2014.

RICHARD, Nelly. Intervenções críticas. Arte, cultura, gênero e política. Tradução de Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

_______________. La memoria compartida- in: Diamela Eltit: redes locales, redes globales. Santiago de Chile: Iberoamericana, 2009, p. 117-223.

Downloads

Publicado

12-08-2015

Como Citar

Pádua, J. de J. A., & Pérez-Laborde, E. (2015). Esse Corpo Não É Meu! Uma Análise sobre o “Corpo-Consumo” e a Lógica do Mercado em Mano de Obra e Impuesto a La Carne, de Diamela Eltit. Revista Cerrados, 23(38). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25804

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.