Uma viagem pela vida e a obra de Malangatana Valente: cinema, pintura, literatura

Autores

  • Carmen Lucia Tindó Ribeiro Secco

Palavras-chave:

Moçambique. Cinema. Pintura. Literatura. Isabel Noronha. Malangatana Valente. Mia Couto.

Resumo

O documentário Ngwenya, o Crocodilo, da cineasta moçambicana Isabel Noronha: o diálogo interartístico com o pintor Malangatana Valente e com o escritor Mia Couto. Fragmentos do imaginário mítico moçambicano transfigurados em cores, imagens, sons, palavras, movimentos e afetos. O mergulho na memória e nas tradições. A narrativa cinematográfica de Isabel Noronha entendida como travessia dialógica por temáticas, estruturas e linguagens ligadas não só a construções identitárias e sociais relacionadas ao contexto moçambicano ”“ em particular ao universo mítico ronga ”“, como também à vida e obra de Malangatana Valente e à ficção poética de Mia Couto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. Ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994, p. 37.

COUTO, Mia. Depoimento inserido na reportagem "Malangatana Valente Ngwenya: Relação Fiel e Verdadeira", organizada por Rodrigues da Silva. In: Jornal de Letras- JL. Ano XVI, nº 663. Lisboa, 13 a 26 de março de 1996, pp. 12-13.

_____. O beijo da palavrinha. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2006, p. 1-32.

NICHOLS, Bill. “A voz do documentário”. In: RAMOS, Fernão (org.), Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: SENAC, 2005. v. II. p. 47, p. 48 e p. 49.

NORONHA, Isabel. Entrevista, 2007a. Disponível em: < http://www.flcs.uem.mz/files/progccm.pdf > Acesso em 15/05/2015.

_____. Ngwenya, o crocodilo. Documentário africano de 90 min. Maputo: Ébano Multimídia, 2007b. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=sAyyPhljCY0 > Acesso em 20 /07/ 2015. RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: SENAC, 2008, p. 38, p. 39, p. 40 e p.41.

SOURIAU, Étienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. Trad. M. Cecília Queiroz de Moraes Pinto e M. Helena Ribeiro da Cunha. São Paulo: Cultrix, 1983, p.14 e p. 16.

TAVARES, Denise. “Subjetividades Transbordantes: Apontamentos sobre o Documentário Biográfico, Memória e História”. Doc On-line. Revista digital de cinema documentário. N.15, dezembro 2013, p. 111-135. Disponível em:

<http://www.doc.ubi.pt/15/dossier_denise_tavares.pdf > Acesso em 26/6/2014.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3.ed. ampliada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, p. 103-104.

Downloads

Publicado

02-08-2016

Como Citar

Secco, C. L. T. R. (2016). Uma viagem pela vida e a obra de Malangatana Valente: cinema, pintura, literatura. Revista Cerrados, 25(41). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25405

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.